Confira, nutricionista, 4 dicas para ser um (a) profissional de sucesso

Felizmente, hoje em dia – especialmente depois de o mundo dar de cara com uma pandemia – muitos são os que já se conscientizaram da importância que tem cuidar, desde cedo, da alimentação. Objetivo? Evitar problemas futuros de saúde.

Confira, nutricionista, 4 dicas para ser um (a) profissional de sucesso

15/OUT

E se você é nutricionista, já notou esse movimento, perpetrado por muitos e não só por quem deseja emagrecer ou faz academia, certo?

Muito bem, mas como fazer para atender – e bem – a um público tão diversificado?

Nós, da Universidade Castelo Branco, temos umas dicas para te passar, vem ver...

Primeiríssimo tópico: conheça e respeite as diferenças. Você, certamente, vai encontrar as mais variadas pessoas, com os mais variados organismos, gostos pessoais, reações alimentares e hábitos de vida. E, sim, você vai precisar encontrar formas personalizadas de inserir uma alimentação saudável ao cotidiano de cada um delas. Claro, afinal, algumas decisões do (a) paciente precisarão ser respeitadas, certo? 

Ou você vai querer inserir carne na dieta de um (a) vegetariano (a)? Não dá, né? Pois é...é preciso ser flexível e pensar em alternativas.

 A próxima recomendação é que você se mantenha – permanentemente – atualizado (a). Além de estar sempre atento (a) às pesquisas e descobertas científicas (participando de congressos, lendo revistas e publicações reconhecidas na área) é fundamental estar a par das tendências que surgem fora do mundo acadêmico. Você bem sabe que todos os dias aparecem – na internet – novas promessas (daquelas 

bem mirabolantes) para perder peso e resolver problemas alimentares. É bem possível que seus pacientes te procurem depois de inúmeras tentativas (frustradas) de emagrecimento (copiadas de algum site). O que eles cheguem até você apresentando danos causados por dietas ditas milagrosas. Mantenha-se atualizado e antecipe-se ao que você encontrará.

Mais uma dica bacana? Escolha uma vertente dentro da sua profissão e aprofunde-se nela!  A Nutrição oferece um campo imenso de oportunidades! Por isso, decidir por uma área e dedicar-se ao máximo a ela é uma excelente pedida. Não perca de vista que é muito difícil para um (a) único (a) profissional tomar a frente e cuidar de vários pacientes de diferentes categorias.

E, olha, para encerrar...relaxe! Você é um ser humano como qualquer outro.

O que significa isso?

Falando o português claro, significa dizer que, sim, nutricionistas comem coxinhas de vez em quando! E sem drama! Sem consciência pesada!

Posto que você conhece o funcionamento do corpo humano, os benefícios e malefícios dos alimentos, é mais do que normal que mantenha uma dieta equilibrada, porééémm, não é nenhum pecado (ou deslize) saborear um alimento que não está na lista dos mais saudáveis. É uma vontade que todos podem matar de vez em quando, certo? Inclusive os nutricionistas.

Tudo anotado?

Ótimo!

Então acelera aí!