ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Pós-Graduação Carga Horária: 400 h Modalidade: A distância

Área de Conhecimento Educação


Apresentação

O futuro de uma pessoa - e consequentemente de um país - é definido pela sua capacidade de ler, escrever e interpretar. A base do desenvolvimento social, portanto, tem início no processo de alfabetização e letramento.
O conhecimento de alfabetização, da leitura e interpretação, não só dos códigos, mas também da linguagem, torna-se a base para a construção dos saberes que compõem não só o universo do indivíduo, mas da sociedade como um todo.
Assim, faz-se necessário o cuidado com a formação e especialização de profissionais que lidam com os educandos nesse processo permeado por multiplicidades. 

Objetivo

Contribuir com a formação de profissionais empenhados no processo de Alfabetização e Letramento. A saber: 

  • Indicar caminhos de planejamento, intervenção e ressignificação de saberes e vivências;
  • Indicar caminhos de reflexão e (re)construção identitária, por meio da análise e da intervenção na própria história social. 
  • Discutir as diversas teorias e possibilidades de alfabetização para a prática diária em contextos diversos; 
  • Relacionar as informações relativas aos processos de alfabetização, na perspectiva de letramento, a fim de que o profissional se aproprie do processo de conhecimento reflexivo, distinguindo assim as alternativas mais adequadas a sua realidade;
  • Apresentar subsídios que permitam identificar e lidar com dificuldades e transtornos de aprendizagem;
  • Oferecer subsídios para que os profissionais possam atuar com crianças da Educação Infantil e séries iniciais, alunos de inclusão, além de jovens e adultos.
  • Estudar as principais contribuições teóricas que embasam as evidências nos processos de Alfabetização, sob a perspectiva do Letramento.Propor estratégias de intervenção de acordo com a Neurociência.
  • Apresentar instrumentos de avaliação e de intervenção baseado em evidências.


Módulos

 

Disciplina

Carga-horária

1

A formação leitora na educação infantil e anos iniciais

40 horas

2

Dificuldades e transtornos de aprendizagem

40 horas

3

Teorias e práticas de alfabetização baseadas na neurociência

40 horas

4

Alfabetização de jovens e adultos

40 horas

5

Políticas públicas educacionais e no contexto de alfabetização

20 horas

6

Leitura e escrita na Educação Infantil e anos iniciais

40 horas

7

Instrumentos de avaliação e de intervenção para a melhoria do desempenho escolar

40 horas

8

Memória, identidade e formação do educador

40 horas

9

Organização didática no processo de alfabetização

40 horas

10

Metodologia da pesquisa

60 horas

 

Carga-horária total:

400 horas


Pré-requisitos

MATRÍCULA

1 - Efetue o pagamento do boleto de matrícula

2 - Acesse o Portal do Candidato neste link: https://www.posgraduacaocastelobranco.com.br/portal-do-candidato (Login: E-mail  e Senha: nº do CPF sem ponto e traço)

3 - Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula: 

Documentos Necessários: 

  • Diploma ou Declaração de Conclusão de Curso Superior (frente e verso) *
  • Histórico Escolar de Curso Superior (frente e verso)
  • RG/ Carteira do conselho com naturalidade (frente e verso) **
  • CPF (frente e verso)
  • Comprovante de residência
  • Foto 3x4 (recente)
  • Comprovante de Pagamento da matrícula

*É necessário que o candidato tenha colado grau para ingressar em curso de Pós-Graduação.

Em caso de entrega da Declaração ou Certidão de conclusão de Curso Superior, essa deve ter expedição de, no máximo, seis meses antes da entrega. E permanece obrigatória a entrega do diploma da graduação após o início do curso.

**  Na ausência do RG (será aceito a CNH somente no ato da inscrição, obrigatório o envio do RG até o final do curso)

Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento:

(21) 2018-1382 I Whatsapp: (21) 99526-0663


Público-Alvo

Graduados em pedagogia ou profissionais da área da educação, ou ainda profissionais de áreas diversas, interessados em conhecer/atuar na área de Alfabetização, sob a perspectiva da aprendizagem baseada em evidências.