PLANETA REGISTRA TEMPERATURAS RECORDES PELO DÉCIMO MÊS CONSECUTIVO

O Aquecimento Sem Precedentes: O último mês de março não foi apenas mais um mês no calendário; ele entrou para a história como o março mais quente já medido.

PLANETA REGISTRA TEMPERATURAS RECORDES PELO DÉCIMO MÊS CONSECUTIVO

10/ABR

Esse fenômeno não é isolado. Pelo décimo mês seguido, o globo terrestre enfrenta temperaturas que quebram todos os recordes anteriores. Esse padrão alarmante foi destacado em um recente relatório do observatório europeu Copernicus, que monitora as mudanças climáticas.

Um Ano Fora do Comum: Desde abril do ano passado, cada mês tem sido marcado como o mais quente de sua época, em comparação com os registros históricos. A temperatura média global superou a média da era pré-industrial em 1,58ºC, um indicativo claro das mudanças radicais que nosso clima está passando.

Causas Profundas: Especialistas apontam para as emissões de gases de efeito estufa como a principal causa desse aquecimento acelerado. O fenômeno El Niño também é citado como um fator contribuinte, exacerbando ainda mais o aumento das temperaturas nos últimos tempos.

Impactos Visíveis e Preocupantes: As consequências dessas temperaturas elevadas são sentidas em todo o planeta. Na região amazônica controlada pela Venezuela, uma seca severa desencadeou um número recorde de incêndios florestais. No sul da África, a falta de chuvas devastou colheitas e deixou milhares de pessoas em situação de fome.

Recordes que Soam o Alarme: Além do março histórico, diversos outros recordes foram quebrados, evidenciando uma tendência que não pode ser ignorada. Dias em que a temperatura média global ultrapassou marcos críticos foram registrados, sinalizando uma mudança climática acelerada e perigosa.

Aprofundando o Conhecimento para Enfrentar o Desafio: Para os profissionais preocupados com as mudanças climáticas e seus impactos, aprofundar o conhecimento na área pode ser um caminho para contribuir com soluções. Cursos como Direito Ambiental, Gestão e Licenciamento Ambiental, MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental e Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos oferecidos pela UCB são fundamentais para profissionais que desejam se especializar na gestão ambiental sustentável, legislação, auditoria e planejamento de recursos naturais. Esses programas visam formar líderes capacitados para enfrentar e mitigar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

A sequência de recordes de calor é um lembrete claro da urgência em enfrentar as mudanças climáticas. Com o conhecimento e a especialização certa, é possível contribuir para um futuro mais sustentável e resiliente. Clique aqui e veja os cursos que a UCB tem para você.


Referência: G1. Marco 2024: Recorde de calor. Disponível em: <https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2024/04/08/marco-2024-recorde-calor.ghtml>. Acesso em: 9 abr. 2024.