ESTUDO REVELA PROGRESSO NA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO BRASIL

Um recente estudo sobre a segurança alimentar e nutricional no Brasil trouxe à tona dados animadores, indicando uma tendência de melhoria nesse cenário, especialmente após os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. 

ESTUDO REVELA PROGRESSO NA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO BRASIL

14/MAR

A pesquisa, que analisou a interação entre os indicadores macroeconômicos, os preços dos alimentos e a segurança alimentar, revelou uma diminuição na insegurança alimentar graças a uma combinação de políticas públicas eficazes e uma recuperação econômica mais ampla.


A reversão da tendência de aumento da insegurança alimentar, observada desde 2018, é um sinal positivo, com a pesquisa destacando uma queda nos preços dos alimentos e melhorias na situação de emprego e renda dos brasileiros. Esses fatores contribuíram para um cenário mais otimista em 2023, com projeções indicando uma redução significativa nos níveis de insegurança alimentar.


Diante desse contexto, a Universidade Castelo Branco (UCB) reconhece a importância de formar profissionais altamente qualificados para atuar na área de nutrição e segurança alimentar. Estudando esses assuntos, os alunos podem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais para contribuir efetivamente para a melhoria da segurança alimentar e nutricional no Brasil, abordando os desafios identificados no estudo mencionado. Profissionais capacitados nessas áreas são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas, práticas de gestão de qualidade e estratégias de vigilância sanitária que assegurem o acesso a alimentos seguros e nutritivos para toda a população.


Com o objetivo de contribuir para a continuidade do progresso nesse setor, a UCB oferece cursos de Pós-Graduação em "Qualidade e Segurança dos Alimentos" e "Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos".


Os programas de especialização oferecidos cobrem uma ampla gama de conhecimentos e habilidades essenciais, preparando profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos na área de segurança alimentar e nutricional. Com uma abordagem multidisciplinar, os cursos abrangem desde fundamentos técnicos e científicos, como microbiologia dos alimentos e controle de pragas, até aspectos cruciais da legislação, políticas públicas e práticas de vigilância sanitária. Essa formação compreensiva equipa os alunos para atuar efetivamente na melhoria da qualidade dos alimentos e na promoção da saúde pública.


O compromisso da UCB com a excelência educacional e sua resposta às necessidades emergentes do mercado de trabalho na área de nutrição e segurança alimentar refletem a importância de uma formação especializada frente aos desafios contemporâneos. A iniciativa da universidade de oferecer essas especializações é um passo importante para garantir que o Brasil continue avançando na direção de uma segurança alimentar e nutricional sustentável e inclusiva.


Para mais informações sobre os novos cursos da UCB e como se inscrever, visite o link da Pós-Graduação: https://www.posgraduacaocastelobranco.com.br/cursos-pos-graduacao-a-distancia


Referência: Instituto Friedrich Ebert Stiftung. Evolução da segurança alimentar e nutricional no Brasil: indicadores macroeconômicos, preços de alimentos e perspectivas futuras. Disponível em: <https://ifz.org.br/evolucao-da-seguranca-alimentar-e-nutricional-no-brasil-indicadores-macroeconomicos-precos-de-alimentos-e-perspectivas-futuras/>. Acesso em 12 de março de 2024.