Descubra como distinguir os sinais da dengue e da gripe.

Febre, cefaleia, desconforto e debilidade são alguns dos indicativos comuns de diversas enfermidades, incluindo a dengue e a gripe. Então, como distinguir essas duas patologias? 

Descubra como distinguir os sinais da dengue e da gripe.

22/FEV

Primeiramente, é crucial entender que, apesar de ambas serem provocadas por vírus, a disseminação dessas doenças ocorre de formas distintas.


A dengue é provocada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Este é um inseto doméstico, que habita dentro ou ao redor de residências ou de outros locais frequentados por pessoas, como comércios, escolas ou templos religiosos, por exemplo. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início súbito, que geralmente perdura de dois a sete dias, acompanhada de cefaleia, dores musculares e articulares, além de prostração, debilidade, dor retro-orbital e exantema.


Por outro lado, a gripe é uma infecção respiratória provocada pelo vírus Influenza, mais comumente disseminado durante o período do inverno. Os sintomas geralmente surgem de forma abrupta, como febre, dor de garganta, tosse, dores musculares e cefaleia. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o desconforto e a fadiga possam persistir por algumas semanas.


Veja abaixo as características dos sintomas de cada uma dessas enfermidades:


• Dengue

Febre alta;

Dor muscular e articular;

Dor retro-orbital;

Desconforto;

Cefaleia;

Exantema.


Os sinais de alerta da doença são caracterizados principalmente por:

Dor abdominal intensa e contínua;

Vômitos persistentes;

Acúmulo de líquidos;

Sangramento de mucosa;

Irritabilidade.


• Gripe

Febre;

Coriza;

Dor de garganta;

Tosse;

Dor muscular;

Cefaleia;

Dores articulares;

Diarreia;

Vômito;

Fadiga;

Prostração;

Rouquidão;

Olhos avermelhados e lacrimejantes.


Evite a automedicação

O Ministério da Saúde enfatiza que em caso de suspeita de ambas as enfermidades é crucial aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Além disso, é possível realizar testes para identificar a exata patologia e fazer o tratamento adequado. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico. Procure assistência na unidade de saúde mais próxima. 


Referência: 

Ministério da Saúde do Brasil. Descubra como distinguir os sinais da dengue e da gripe.

(UCB) Universidade Castelo Branco - https://www.posgraduacaocastelobranco.com.br/desconto/pos-graduacao-ucb