Conheça vantagens e desvantagens das variações do vegetarianismo

Conta aqui para a gente...Você anda avaliando a possibilidade de adotar o vegetarianismo para ajudar no controle do peso, favorecer o trânsito intestinal, contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares e ainda colaborar com o propósito geral de reduzir a poluição ambiental?

Conheça vantagens e desvantagens das variações do vegetarianismo

06/OUT

Se a sua resposta foi afirmativa, nós, da Universidade Castelo Branco, passamos por aqui hoje para te dizer que – caso leve este projeto alimentar em frente – que o ideal é que adeptos de dietas vegetarianas sejam acompanhados por médico e nutricionista. Eles vão avaliar a necessidade de usar suplementos alimentares de ferro, cálcio e vitamina B12.

 

Sim, é bastante comum que vegetarianos tenham que consumir vitamina B12, visto que ela não é encontrada em alimentos de origem vegetal.


Abaixo destacamos as vantagens e desvantagens de alguns tipos de dieta vegetariana, acompanhe...


Na dieta ovolactovegetariana todos os tipos de carne, peixes e mariscos são excluídos da alimentação. No entanto, ovos, leite e seus derivados são permitidos, aumentando a variedade dos alimentos. Vantagens: diminuição do consumo de colesterol; diminuição do impacto ambiental e da poluição; aumento do consumo de antioxidantes. Desvantagens: restrição da alimentação e diminuição do consumo de ferro de alta qualidade.


A próxima é a dieta vegetariana estrita. Neste tipo, além de carne, peixes e mariscos, não são permitidos alimentos que tenham origem animal, como mel, ovos, leite e seus derivados. Vantagens: eliminação do consumo de colesterol da dieta e combate à exploração de animais para a produção de alimentos. Desvantagens: perdas do leite como fonte de cálcio na alimentação, de fontes de vitaminas do complexo B e de fontes de proteínas de alta qualidade.


Falemos agora do veganismo, que, além de não permitir nenhum alimento que tenha origem animal, também veta qualquer produto que venha diretamente de animais, como lã, couro e seda, bem como cosméticos que tenham sido testados em animais. Vantagens: eliminação do consumo de colesterol da dieta; combate à exploração de animais para produzir comida. Desvantagens: perdas do leite como fonte de cálcio da alimentação, de fontes de vitaminas do complexo B e de fontes de proteína de alta qualidade.


Ainda destacamos a dieta crudívora, que só permite o consumo de alimentos crus, o que envolve apenas legumes, frutas, nozes e grãos germinados crus. Vantagens: eliminação do consumo de comidas processadas, diminuição do consumo de aditivos e corantes e aumento do consumo de fibras. Desvantagens: redução da variedade alimentar, aumento do risco de prisão de ventre e diminuição da absorção de vitaminas e minerais no intestino.


E vamos encerrar com a dieta frutívora. 


Os adeptos alimentam-se, exclusivamente, de frutos. Evitam alimentos de origem animal, verduras e legumes. Sua principal característica é que, além da recusa em contribuir para a exploração e morte animal, também não desejam participar da morte de plantas. Vantagens: proteção ambiental, de animais e de plantas; consumo de alimentos naturais, evitando os processados e aumento do consumo de antioxidantes minerais.


Desvantagens: restrição máxima da alimentação, perda do consumo de proteínas vegetais de qualidade, perda de vitaminas e minerais presentes em legumes e verduras e diminuição do consumo de ferro e cálcio.


Pronto, agora você já tem informações sobre alternativas de alimentação vegetariana...


Qual vai escolher?



[Fonte: Metrópoles]