Conheça a base de dados bibliográfica SciVerse Scopus

Hoje vamos falar sobre o SciVerse Scopus, você sabe o que é?
Conheça a base de dados bibliográfica SciVerse Scopus

30

OUT


Trata-se de um banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais/revistas acadêmicos.

Engloba cerca de 19,5 mil títulos – de mais de 5.000 editoras internacionais – incluindo a cobertura de 16.500 revistas peer-reviewed nos campos científico, técnico, e de Ciências Médicas e Sociais (incluindo as Artes e Humanidades). 

De propriedade da Elsevier, a ferramenta é oferecida para assinantes na web. 

Buscas no SciVerse Scopus integram pesquisas científicas de páginas da web por meio do Scirus (outro produto Elsevier), assim como bancos de dados de patentes.

Usuários do referido ferramental têm acesso a perfis de autores, que incluem filiações, o número de publicações e de seus dados bibliográficos (além de referências e detalhes sobre o número de citações de cada documento publicado que eles tenham recebido).

O principal benefício oferecido pelo SciVerse Scopus tem relação com a permanente evolução da pesquisa, da publicação científica e de seu instrumental de avaliação. Visto que

as métricas de avaliação de títulos científicos são cada vez mais procuradas, tornam-se necessários os mais diferentes modelos de medição.

É aí que entra a ferramenta em questão, como efetivo diferencial. Oferece novas perspectivas em avaliação de periódicos – o SNIP e o SJR – certificados pela Universidade de Leinden e pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha.

Vale a pena conhecer o SciVerse Scopus. Ao utilizaro SciVerse Scopus Author Details, por exemplo, qualquer pessoa pode procurar um autor – com o nome de filiação como 

um limitador – verificar a identificação do autor, configurar um RSS automático ou ainda enviar avisos ao e-mail da página do autor.



[Fonte: pt.wikipedia.org]