AVANÇO HISTÓRICO: MÉDICO BRASILEIRO REALIZA PRIMEIRO TRANSPLANTE DE RIM DE PORCO EM HUMANO NOS EUA

O pioneiro transplante de rim de porco em um ser humano foi liderado pelo médico brasileiro Leonardo Riella nos Estados Unidos, marcando um avanço histórico na medicina.

AVANÇO HISTÓRICO: MÉDICO BRASILEIRO REALIZA PRIMEIRO TRANSPLANTE DE RIM DE PORCO EM HUMANO NOS EUA

22/MAR

O procedimento inovador ocorreu em um hospital de Boston, destacando-se como o primeiro do tipo em um paciente vivo. Esta cirurgia representa esperança para muitos que estão na fila de transplante renal.


Em 2021, uma tentativa semelhante foi feita em Nova York em um paciente já falecido, mas o caso de Riella é notável por ser o primeiro em um indivíduo vivo. A equipe médica informou que o paciente está se recuperando bem do transplante, realizado no Massachussets General Hospital.


O projeto de pesquisa, desenvolvido ao longo de cinco anos em colaboração com a eGenesis, enfrentou o desafio de modificar geneticamente o rim suíno para evitar a rejeição pelo sistema imunológico humano. Este processo incluiu a remoção de genes suínos específicos e a adição de genes humanos, além de neutralizar retrovírus suínos para prevenir riscos de infecção.


O paciente beneficiado, Richard "Rick" Slayman, de 62 anos, sofria de doença renal avançada e dependia de diálise há sete anos. A cirurgia, aprovada pelo FDA, oferece uma nova perspectiva para o tratamento de insuficiência renal, além da hemodiálise.


Leonardo Riella, professor associado de medicina e cirurgia na Harvard Medical School, enfatizou a importância deste avanço, que pode aliviar a crise de escassez de órgãos para transplante. Realizado 70 anos após o primeiro transplante renal, este procedimento pode ser particularmente significativo para pacientes negros, que têm maior predisposição a doenças renais graves.


Este marco significativo na medicina, liderado pelo médico brasileiro Leonardo Riella, não apenas abre novas portas para o tratamento de doenças renais, mas também destaca a importância da inovação e da especialização contínua na área da saúde. O transplante de rim de porco para um humano, uma façanha que combina genética, cirurgia e cuidado pós-operatório, ressalta a necessidade de profissionais altamente qualificados e especializados.


Para aqueles na área da saúde inspirados por este avanço e interessados em aprofundar seus conhecimentos e habilidades, a UCB oferece uma gama de cursos de pós-graduação pertinentes, incluindo:


FISIOTERAPIA HOSPITALAR: Especialização que prepara o fisioterapeuta para atuar com excelência no ambiente hospitalar, incluindo unidades de terapia intensiva, onde pacientes transplantados frequentemente requerem cuidados.

  

FARMÁCIA HOSPITALAR: Este curso oferece conhecimentos avançados sobre a prática farmacêutica no ambiente hospitalar, incluindo a gestão de medicamentos e a farmacoterapia aplicada a pacientes em condições críticas, como após um transplante.

  

FISIOLOGIA, AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO: Uma especialização que aborda a importância do exercício físico na reabilitação e na melhoria da qualidade de vida de pacientes, incluindo aqueles que estão se recuperando de transplantes.

  

NUTRIÇÃO CLÍNICA AVANÇADA E SAÚDE INTEGRAL: Este curso enfoca a nutrição personalizada e sua importância na recuperação e manutenção da saúde de pacientes, especialmente após procedimentos complexos como transplantes.


GESTÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: Uma especialização que prepara profissionais para oferecer suporte psicológico necessário a pacientes e suas famílias durante o processo de transplante e recuperação.


A UCB se compromete a fornecer uma educação de qualidade, preparando profissionais para enfrentar os desafios da saúde moderna com competência e compaixão. Se você se sente inspirado por esta notícia e deseja contribuir para o futuro da medicina, convidamos você a explorar esses e outros cursos de pós-graduação que oferecemos.


Referência: G1. Médico brasileiro comanda o 1º transplante de rim de porco para um humano nos EUA. Disponível em: <https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/03/21/medico-brasileiro-comanda-o-1o-transplante-de-rim-de-porco-para-um-humano-nos-eua.ghtml>. Acesso em: 21 mar. 2024.