10 Atitudes Vitais para Prevenir a Dengue: Uma Responsabilidade Compartilhada

Em meio ao aumento dos casos de dengue em diversas regiões, torna-se cada vez mais essencial a adoção de medidas preventivas pela população.

10 Atitudes Vitais para Prevenir a Dengue: Uma Responsabilidade Compartilhada

05/MAR

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode ser evitada através de ações simples, mas eficazes, que cada indivíduo pode implementar no dia a dia. Confira 10 atitudes fundamentais para combater esse problema de saúde pública:

Eliminar água parada: Evite o acúmulo de água em pneus, garrafas, vasos de plantas e qualquer outro recipiente que possa servir de criadouro para o mosquito.

Manter caixas d'água bem fechadas: Certifique-se de que as caixas d'água, cisternas e qualquer outro reservatório de água estejam sempre bem vedados.

Limpar calhas regularmente: Garanta que as calhas estejam sempre limpas e sem obstruções para evitar o acúmulo de água da chuva.

Usar telas em janelas e portas: A instalação de telas pode servir como uma barreira física contra a entrada de mosquitos nas residências.

Aplicar larvicidas conforme orientação das autoridades de saúde: Quando indicado, o uso de larvicidas pode ajudar a controlar a população de mosquitos.

Descartar lixo corretamente: Mantenha o lixo em sacos fechados e em locais apropriados, longe do alcance de animais e da chuva.

Trocar a água de vasos de plantas aquáticas: Substitua a água de vasos de plantas aquáticas e pratos coletadores regularmente, adicionando areia para evitar o acúmulo de água.

Evitar o uso de pratos coletadores em vasos de plantas: Se possível, remova os pratos coletadores ou preencha-os com areia.

Manter piscinas tratadas: Piscinas devem ser mantidas limpas e com tratamento adequado da água, mesmo quando não estão em uso.

Conscientização e educação: Promova a conscientização sobre a dengue em sua comunidade, compartilhando informações sobre prevenção e controle do mosquito.

A colaboração de todos é fundamental para reduzir os riscos de proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, diminuir a incidência de dengue. Adotar essas medidas preventivas representa um passo significativo na luta contra essa doença que afeta milhares de pessoas anualmente.


Referência: Organização Mundial da Saúde (OMS). "Dengue: diretrizes para diagnóstico, tratamento, prevenção e controle"

(UCB) Universidade Castelo Branco: https://www.posgraduacaocastelobranco.com.br/desconto/pos-graduacao-ucb