Março Azul-Marinho: A Importância da Conscientização sobre o Câncer Colorretal

No mês de março, a campanha Março Azul-Marinho busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino.

Março Azul-Marinho: A Importância da Conscientização sobre o Câncer Colorretal

01/MAR

Este tipo de câncer é um dos mais comuns no mundo, sendo responsável por um grande número de mortes anualmente.


A campanha Março Azul-Marinho tem como objetivo principal informar a população sobre os riscos, sintomas e formas de prevenção do câncer colorretal. A doença, que atinge o intestino grosso e o reto, pode ser prevenida com a adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.


O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz do câncer colorretal. Por isso, é importante realizar exames de rotina, como a colonoscopia, especialmente para pessoas com mais de 50 anos ou com histórico familiar da doença.


Durante o mês de março, diversas ações de conscientização serão realizadas, incluindo palestras, distribuição de materiais informativos e campanhas nas redes sociais. A ideia é alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde intestinal e de buscar ajuda médica ao primeiro sinal de sintomas, como alterações no hábito intestinal, sangramento e dor abdominal.


A campanha Março Azul-Marinho é uma iniciativa que merece atenção e apoio de todos, pois a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas contra o câncer colorretal. 


Referência:  Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Março Azul-Marinho: mês de conscientização sobre o câncer colorretal.