Ano Bissexto: A Ciência por Trás do Dia 29 de Fevereiro a Cada Quatro Anos

Entenda a razão pela qual temos um dia extra a cada quatro anos.

Ano Bissexto: A Ciência por Trás do Dia 29 de Fevereiro a Cada Quatro Anos

29/FEV

O ano bissexto, que ocorre a cada quatro anos, é um fenômeno que intriga muitos. Este fenômeno, que acrescenta um dia extra ao mês de fevereiro, tem uma explicação científica fascinante.


A Terra leva aproximadamente 365,24 dias para completar uma volta ao redor do Sol. No entanto, o calendário gregoriano, que seguimos, tem apenas 365 dias. Para compensar esses 0,24 dias extras, um dia adicional é adicionado ao calendário a cada quatro anos, resultando em um ano de 366 dias, conhecido como ano bissexto.


Esse ajuste é necessário para manter nosso calendário em sincronia com o movimento da Terra ao redor do Sol. Sem esse ajuste, nossa contagem de tempo ficaria fora de sincronia com as estações do ano. Por exemplo, sem o dia extra a cada quatro anos, depois de 100 anos, nosso calendário estaria adiantado em aproximadamente 24 dias em relação às estações do ano.


O termo "bissexto" vem do latim "bissextilis", que significa "duas vezes sexto". Na Roma antiga, o dia extra era adicionado antes do sexto dia antes das Calendas de Março, daí o nome.


No entanto, há uma exceção à regra do ano bissexto. Embora a maioria dos anos divisíveis por quatro seja um ano bissexto, os anos que são divisíveis por 100 não são, a menos que também sejam divisíveis por 400. Isso ocorre porque a adição de um dia extra a cada quatro anos na verdade super compensa os 0,24 dias extras que a Terra leva para orbitar o Sol. Portanto, a regra da divisibilidade por 100 e 400 é usada para corrigir essa supercompensação.


A ciência por trás do ano bissexto é um exemplo fascinante de como os humanos têm ajustado seus sistemas de tempo para se alinhar com os movimentos celestes. E é por isso que, a cada quatro anos, temos a chance de celebrar o dia 29 de fevereiro.


Referência: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ano bissexto: por que fevereiro tem 29 dias a cada quatro anos?