Neoplasia: Uma Crescimento Anormal de Células que Precisa de Atenção

Neoplasia, um termo médico que tem gerado inquietação em muitos, é um crescimento anormal e descontrolado de células em um tecido do corpo.

Neoplasia: Uma Crescimento Anormal de Células que Precisa de Atenção

27/FEV

Essa situação pode se manifestar em qualquer parte do corpo e, dependendo de suas características, pode ser classificada como benigna ou maligna.


As neoplasias benignas são geralmente localizadas e não se espalham para outras partes do corpo. Elas crescem lentamente e, muitas vezes, podem ser removidas cirurgicamente sem causar danos significativos. No entanto, as neoplasias malignas, também conhecidas como câncer, são mais perigosas. Elas têm a capacidade de invadir tecidos e órgãos adjacentes e se espalhar para outras partes do corpo através do sistema linfático ou da corrente sanguínea, um processo conhecido como metástase.


O desenvolvimento de uma neoplasia é influenciado por vários fatores, incluindo genética, exposição a substâncias cancerígenas, estilo de vida e idade. Embora algumas pessoas possam ter um risco maior de desenvolver neoplasia devido a fatores genéticos, a maioria dos casos é influenciada por fatores ambientais e comportamentais, como tabagismo, dieta inadequada, falta de exercícios físicos e exposição a radiação ou produtos químicos nocivos.


O diagnóstico de neoplasia é feito através de exames físicos, histórico médico e uma série de testes, incluindo exames de sangue, biópsias e imagens médicas. O tratamento varia dependendo do tipo e estágio da neoplasia, e pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia ou uma combinação desses.


A pesquisa em neoplasia está em constante evolução, com novos tratamentos e estratégias de prevenção sendo desenvolvidas regularmente. Embora a neoplasia possa ser uma condição assustadora, é importante lembrar que muitos tipos podem ser prevenidos ou tratados com sucesso se detectados precocemente.


Referência: Organização Mundial da Saúde. Câncer National Cancer Institute. Neoplasia Information.