Exercícios físicos na terceira idade: 10 benefícios que vão além da saúde física

A prática regular de exercícios físicos é essencial para a saúde e bem-estar de pessoas de todas as idades.

Exercícios físicos na terceira idade: 10 benefícios que vão além da saúde física

26/FEV

No entanto, para a população idosa, essa atividade se torna ainda mais relevante, trazendo benefícios que vão além da saúde física. 


1. Melhora da capacidade cognitiva: Exercícios físicos estimulam a circulação sanguínea no cérebro, melhorando a memória e a capacidade de concentração.

2. Redução do risco de doenças crônicas: A atividade física regular pode reduzir o risco de doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

3. Fortalecimento muscular: A prática de exercícios ajuda a manter a força muscular, essencial para a realização de atividades diárias.

4. Melhora do equilíbrio e coordenação: Exercícios específicos podem ajudar a prevenir quedas, um problema comum na terceira idade.

5. Aumento da longevidade: Estudos indicam que a prática regular de exercícios pode contribuir para um aumento na expectativa de vida.

6. Melhora da saúde mental: Exercícios físicos liberam endorfinas, que promovem sensações de bem-estar e felicidade.

7. Manutenção da independência: A atividade física regular ajuda a manter a autonomia e a independência na terceira idade.

8. Melhora do sono: A prática de exercícios contribui para um sono mais profundo e reparador.

9. Estímulo à socialização: Participar de atividades físicas em grupo pode ajudar a combater a solidão e estimular a interação social.

10. Aumento da autoestima: A prática regular de exercícios físicos ajuda a melhorar a autoimagem e a autoestima.


Para aqueles que desejam se aprofundar no estudo sobre a saúde e bem-estar do idoso, a Universidade Castelo Branco oferece a pós-graduação em "Saúde e Bem Estar do Idoso - Da Prevenção à Reabilitação". O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar na promoção da saúde e qualidade de vida dos idosos, através de uma abordagem multidisciplinar que engloba desde a prevenção de doenças até a reabilitação.


Referência: Organização Mundial da Saúde (OMS). Recomendações globais sobre atividade física para a saúde.