Rio de Janeiro Bate Novos Recordes de Calor com Sensação Térmica de Quase 60 Graus

A cidade do Rio de Janeiro novamente quebrou seus próprios recordes de calor.

Rio de Janeiro Bate Novos Recordes de Calor com Sensação Térmica de Quase 60 Graus

18/JAN

Guaratiba, localizada na Zona Oeste, foi a região mais quente, pelo menos entre as áreas com estações meteorológicas do Alerta Rio, um sistema da prefeitura. Na última quarta-feira, o bairro registrou a temperatura máxima de 41,8 graus às 11h30 e uma sensação térmica de 59,5 graus às 11h45. Não há previsão de chuva, mas espera-se que ela retorne a partir de hoje e continue até o final de semana, trazendo uma queda nas temperaturas.

Na terça-feira anterior, Guaratiba já havia registrado a temperatura mais alta do verão, que começou em 22 de dezembro, atingindo 40,7 graus. No dia anterior, a mesma região havia estabelecido o recorde de sensação térmica mais alta da estação, com 58,4 graus, um número que foi superado na quarta-feira.

Outros dois bairros da cidade também registraram sensação térmica acima de 50 graus na quarta-feira: Santa Cruz, com 52 graus às 11h50, e Barra/Riocentro, com 50,7 graus às 11h. O céu variou entre parcialmente nublado e claro, sem previsão de chuva. Os ventos foram fracos, ocasionalmente moderados, e as temperaturas permaneceram altas, com uma mínima prevista de 24 graus.

O calor intenso afetou toda a cidade, incluindo os animais de estimação. Na Zona Sul, no Flamengo, uma loja de roupas com a porta aberta se tornou um ponto de descanso para 10 cachorros durante seu passeio matinal. Um termômetro de rua no local já marcava 34 graus às 10h10.

Em dias de sol e calor intensos, é crucial tomar cuidados extras com a saúde, como se hidratar adequadamente, evitar exercícios ao ar livre, usar roupas leves e protetor solar, optar por refeições leves, manter os ambientes arejados e ventilados, e cuidar dos animais de estimação, garantindo sua hidratação e evitando passeios em horários muito quentes para evitar queimaduras nas patas.


Referência: O Globo — Rio de Janeiro - Rio experimenta sensação térmica de 60 graus e temperatura máxima de 41,8 graus em Guaratiba na quarta-feira.