Avanços na Sistematização da Assistência de Enfermagem em UTIs Beneficiam Pacientes com Grandes Queimaduras, Lesões por Pressão e Estomas

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) aplicada em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) tem mostrado avanços significativos no tratamento e recuperação de pacientes com grandes queimaduras, lesões por pressão e estomas. 

Avanços na Sistematização da Assistência de Enfermagem em UTIs Beneficiam Pacientes com Grandes Queimaduras, Lesões por Pressão e Estomas

18/DEZ

A SAE é uma ferramenta fundamental para a prática profissional de enfermagem, que visa garantir uma assistência qualificada e humanizada.


A SAE é um método científico que organiza o trabalho da enfermagem em cinco etapas: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação. Este processo permite uma avaliação individualizada e contínua do paciente, facilitando a identificação de necessidades e a implementação de intervenções eficazes.


Pacientes com grandes queimaduras, lesões por pressão e estomas representam um desafio para os profissionais de saúde, devido à complexidade de seus cuidados. As queimaduras graves requerem cuidados intensivos para prevenir infecções e promover a cicatrização. As lesões por pressão, comuns em pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, necessitam de cuidados constantes para prevenir o agravamento. Já os estomas, aberturas criadas cirurgicamente para auxiliar na eliminação de fezes ou urina, exigem cuidados específicos para manter a integridade da pele e prevenir complicações.


A SAE aplicada em UTIs tem contribuído para uma assistência mais qualificada a esses pacientes. Através de uma avaliação contínua e individualizada, os profissionais de enfermagem são capazes de identificar precocemente sinais de complicações e implementar intervenções eficazes. Além disso, a SAE promove uma comunicação mais efetiva entre a equipe de saúde, contribuindo para um cuidado mais integrado e humanizado.


Esses avanços na SAE reforçam a importância de especialistas em enfermagem no cuidado aos pacientes em UTIs e destacam o papel crucial desta prática na recuperação e qualidade de vida desses indivíduos.


Referência: 

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). (2017). Resolução COFEN nº 358/2009. Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Brasília: COFEN.