Fisioterapia Cardiorrespiratória Torna-se Instrumento Valioso na Recuperação de Pacientes Neurológicos

Pesquisas recentes indicam que a fisioterapia cardiorrespiratória pode desempenhar um papel crucial no tratamento de pacientes neurológicos, proporcionando benefícios significativos em termos de melhora da função pulmonar, aumento da capacidade física

Fisioterapia Cardiorrespiratória Torna-se Instrumento Valioso na Recuperação de Pacientes Neurológicos

15/DEZ

A fisioterapia cardiorrespiratória, uma especialidade que se concentra na prevenção e reabilitação de doenças que afetam o coração e os pulmões, tem mostrado resultados promissores no tratamento de pacientes com condições neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC), doença de Parkinson e esclerose múltipla.


Estudos indicam que esses pacientes, muitas vezes, apresentam disfunções respiratórias devido ao comprometimento do controle neuromuscular, o que pode resultar em dificuldades para respirar, diminuição da capacidade física e redução da qualidade de vida. No entanto, a fisioterapia cardiorrespiratória, através de técnicas específicas, pode ajudar a melhorar a função pulmonar, aumentar a resistência física e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.


A fisioterapia cardiorrespiratória também pode ajudar a prevenir complicações respiratórias em pacientes neurológicos, que são uma das principais causas de hospitalização e morte nessa população.


Os especialistas em FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL estão otimistas de que essas descobertas irão mudar a maneira como os pacientes neurológicos são tratados, incorporando a fisioterapia cardiorrespiratória como parte integral do plano de tratamento.


Referência: Jardim, J. R., et al. (2015). "Fisioterapia respiratória no paciente com doença neurológica". Revista Brasileira de Fisioterapia, 19(5), 347-354.