Dia Mundial do (a) Terapeuta Ocupacional: parabéns, profissional da área!

Hoje, o mundo celebra o Dia do (a) Terapeuta Ocupacional!

Dia Mundial do (a) Terapeuta Ocupacional: parabéns, profissional da área!

19/JAN

A menos que você seja da área, sabia dessa?


Pois é, nós, da UCB, passamos por aqui para te contar um pouquinho sobre este dia tão especial.


Os profissionais em questão merecem, mesmo, muitas homenagens já que atuam nos cuidados da prevenção e do tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou doenças adquiridas, por meio da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.


A especialidade em questão contribui bastante, entre outros tratamentos, para os cuidados dispensados para traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais, artrite reumatoide, esclerose múltipla, Parkinson e Alzheimer, dentre outros.


Os homenageados do dia atuam em hospitais psiquiátricos, instituições de apoio a dependentes químicos e centros prisionais. Em outras áreas, como na Pediatria, o (a) especialista desenvolve tratamentos para crianças com hiperatividade, atrasos de desenvolvimento, deficiência motora e mental, dificuldades de aprendizagem e disfunções sensoriais.


É importante sublinhar que a Terapia Ocupacional não existe para preencher o tempo ocioso das pessoas, muito pelo contrário. O objetivo é devolver a capacidade das pessoas, habilitando ou reabilitando os indivíduos para desempenhar suas atividades rotineiras.


Para ajudar esses profissionais a desempenharem – melhor ainda – as suas atividades, a tecnologia também oferece sua contribuição.


Sim! Existem aplicativos que facilitam bastante a proposta de atividades, sabia? Em tempos de clics e bytes, nada melhor para tornar o tratamento ainda mais atrativo. Isso gera adesão!


Reunimos algumas sugestões de apps para você – que é profissional da área – usar no seu dia a dia, vem ver...


O primeiro é o “MathBoard”, considerado excelente para o aprendizado da Matemática. Ele trabalha com cálculos e dá ao usuário uma operação com cinco respostas possíveis. Em um espaço da tela, a operação pode ser montada e resolvida como se a pessoa estivesse escrevendo em um papel.


Quer outro? Vamos lá, anote aí: “Next-number”.


É considerado um aplicativo perfeito para reabilitação e estimulação de funções cognitivas. Foi concebido com o objetivo de melhorar a concentração, a velocidade e a memória visual, além de requerer outras habilidades do usuário.


Por fim, vamos ao “ABC Palavras”. Disponível em português e inglês, tem como objetivo formar palavras. A imagem de um objeto surge na tela e o usuário, ao tocá-la, ouve a palavra que deve ser formada. O ABC Palavras é educativo e divertido e é assim que ensina as crianças a soletração e a construção de orações básicas nos dois idiomas mencionados.


Existem muitos outros! É só você pesquisar na lojinha de aplicativos do seu celular.


Bom trabalho e feliz Dia Mundial, fisioterapeuta



[Fonte: prodoctor.net]