É oficial: Dia do (a) Arquiteto (a) e Urbanista virou lei!

15 de dezembro, Dia Nacional do (a) Arquiteto (a) e Urbanista.

É oficial: Dia do (a) Arquiteto (a) e Urbanista virou lei!

15/DEZ

A celebração virou lei! 


A norma 13.627/2018 – que coloca a data no calendário oficial brasileiro – foi sancionada pela Presidência da República no dia 16 de janeiro.


Eis uma importante etapa do processo de valorização profissional iniciado pelo CAU/BR e pelos CAU/UF desde sua criação, em 2011.


E, caso você não saiba, o CAU/BR começou a funcionar no dia 15 de dezembro para que a implementação do Conselho pudesse coincidir com a data de nascimento do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer.

 

“A instituição do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista demonstra a enorme importância que a profissão em questão tem na construção do habitat humano – assim como no planejamento e desenvolvimento das cidades brasileiras (tornando-as inclusivas e sustentáveis) – e na organização do território nacional. É um momento histórico que reúne três datas: o reconhecimento aos arquitetos, a data de fundação do CAU/BR e o nascimento de Oscar Niemeyer, que tornou a Arquitetura brasileira referência para todo o mundo”, diz o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. 


O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), também arquiteto e urbanista, destacou que o ato “expressa o reconhecimento e importância destes profissionais, tão relevantes para o desenvolvimento nacional, visto que a questão urbana e seus aspectos, como mobilidade, Planos Diretores e obras públicas, são atividades próprias de arquitetos e urbanistas”.

  

Nós, da Universidade Castelo Branco, deixamos aqui os nossos parabéns a todos os (as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros (as)! 



[Fonte: caubr.gov.br]