Você sabe o que é Advocacia 4.0?

Ei, advogado (a), você tem alguma ideia do que significa o termo Advocacia 4.0?

Você sabe o que é Advocacia 4.0?

13/DEZ

Nós, da Universidade Castelo Branco, passamos por aqui para te ajudar a entender direitinho esse conceito.

 

Vamos começar te contando que a expressão mencionada também pode ser entendida como “Nova Advocacia” e a gama de conceitos abordados pela nomenclatura constitui um dos assuntos que têm sido mais abordados e disseminados no meio Jurídico. 


O Direito – assim como outros setores do mercado – tem passado por muitas transformações (não só na maneira como os profissionais têm exercido suas funções, mas, também, nos processos e operações).


É fato, até por conta das mudanças impostas pelo avanço da tecnologia, ainda existem muitas dúvidas a respeito do verdadeiro significado de Advocacia 4.0 (de que forma ela deve ser aplicada, por exemplo, seja em um Departamento Jurídico, em um Escritório de Advocacia ou até mesmo na sua rotina profissional).


Mas a gente te ajuda a descomplicar o assunto, vem ver...


A primeira coisa a ser compreendida é que o conceito de “advogado (a) moderno (a)” vai muito além da simples implementação de sistemas e novas tecnologias em sua rotina. Especialistas do mercado dizem que a Advocacia 4.0 vem de uma verdadeira mudança na configuração da mente, ou – usando o termo muito conhecido no ambiente corporativo – é preciso alterar o ‘mindset’. 


Nem poderia ser diferente disso. Visto que a sociedade está em constante movimento e evolução, as profissões também precisam seguir este curso. E com os profissionais do Jurídico, claro, não é diferente.


Uma dica que vamos te passar é que o (a) advogado (a) moderno (a) precisa se aperfeiçoar não apenas em técnica – as chamadas hard skills, mas também em habilidades mais “humanas” – as chamadas soft skills.


E quais são elas?


Anote aí: democratização do conhecimento jurídico; ineditismo e velocidade da interpretação; fim do argumento de autoridade; criatividade e design; velocidade na resolução das disputas;empatia relevância e acesso e Data Driven (a capacidade de conexão, de abstração e de análise de dados).


 E então? Tudo anotado aí?



[Fonte: invenis.com.br]