Dia do (a) Engenheiro Civil: Frei Galvão é considerado o primeiro deles no Brasil, sabia?

Neste 25 de outubro celebramos o Dia do (a) Engenheiro (a) Civil.

Dia do (a) Engenheiro Civil: Frei Galvão é considerado o primeiro deles no Brasil, sabia?

25/OUT

Podemos começar a explicar a relação entre a data específica e a profissão que ela celebra com o fato de Frei Antônio de Sant´Ana Galvão – ou São Frei Galvão – ser considerado o primeiro engenheiro brasileiro e, a partir disso, ter sido eleito o “Patrono da Engenharia”.


Seguimos esclarecendo que foi em um 25 de outubro – só que de 1998 – que Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II.

 

Para que você fique mais inteirado a respeito do religioso em questão, nós, da UCB, vamos te contar que, nascido em Guaratinguetá (SP), em 1739, Antônio de Sant’Ana Galvão – membro da Ordem Franciscana Menor – foi assistente de pedreiro e mestre-de-obras. Erigiu edificações de real valor arquitetônico e em sólidas bases estruturais, o que fez com que fosse reconhecido como Patrono da Construção Civil.


Ao longo de 28 anos, Galvão trabalhou na edificação do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência (atual Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, do qual também foi fundador) e da Igreja de Nossa Senhora da Luz (da qual também foi autor do desenho da fachada).


Inclusive, para que você saiba, o complexo do Mosteiro da Luz – que compreende, entre outras edificações, a igreja, o convento das Irmãs Concepcionistas (claustro), o túmulo e o memorial de Frei Galvão – foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e considerado, pela prefeitura de São Paulo, a mais importante construção arquitetônica colonial paulistana do século XVIII.


Interessante, não?


Isto dito e explicado...Parabéns a todos os engenheiros civis brasileiros! 



[Fonte: www.iep.org.br]