13/09: o dia em que a cachaça tornou-se símbolo da resistência brasileira contra a dominação portuguesa

Neste 13 de setembro celebramos o Dia Nacional da Cachaça.

13/09: o dia em que a cachaça tornou-se símbolo da resistência brasileira contra a dominação portuguesa

13/SET

Aproveitando a comemoração, nós, da Universidade Castelo Branco, passamos por aqui, hoje, para te contar um pouquinho sobre a história desse registro no calendário.


Lá nos tempos do Brasil Colônia, a produção de cachaça já constituía importante atividade econômica por aqui, o que, consequentemente, levou à redução do consumo da bagaceira importada de Portugal.

 

Claro que os portugueses não gostaram nadinha daquela situação, então, incomodados com o sucesso da aguardente – e por meio de uma Carta Real, de 13 de setembro de 1649 – proibiram a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.


Dá para acreditar?


A partir disso, indignados com as constantes cobranças de impostos ao longo dos anos e perseguidos por vender a bebida, proprietários de cana-de-açúcar e alambiques decidiram se revoltar – no dia 13 de setembro de 1661 – e tomaram o poder no Rio de Janeiro. Por cinco meses. A ação resultou em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional: a Revolta da Cachaça.


É, mas o poder foi restituído e o movimento foi repreendido, com bastante violência. Seu líder, Jerônimo Barbalho Bezerra, foi enforcado e decapitado.  Teve sua cabeça pendurada no pelourinho da cidade para servir de exemplo à população fluminense.


Como deu para perceber, a história que envolve a celebração do Dia da Cachaça não tem nada de feliz, mas, é fato, o 13 de setembro oficializa o destilado como um símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.


A data foi aprovada em outubro de 2010, pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).



[Fonte: www.mapadacachaca.com.br]