O que você sabe a respeito da China, além de ser o “berço” do coronavírus?

Quando se fala em China, só vem coronavírus à cabeça, certo?

O que você sabe a respeito da China, além de ser o “berço” do coronavírus?

16/MAR

Nada mais natural, o vírus que vem se espalhando pelo mundo em uma velocidade assustadora é, mesmo, o assunto do momento.

Pois bem, que o país asiático produziu o Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) todo mundo já entendeu, mas, será que você conhece outros fatos sobre a China?

A gente acha que não, por isso vimos aqui te contar...

Por exemplo, vêm de lá, da China, todos os ursos-panda do planeta, sabia? Sim, eles são “emprestados” ao mundo todo. E, por contrato, sempre que nasce um filhote da espécie, ele deve ser enviado à origem de seus pais para que possa ajudar a perpetuar seus genes. Adivinha como os pequenos pandas fazem a viagem de volta? Pelo FedEx!

Sigamos...

A China é o país mais populoso do mundo, certo? São 1,4 bilhão de habitantes, segundo o relatório mais recente da ONU. Isso significa dizer que, no mundo atual,1 em cada 7 pessoas é chinesa. Pois bem, mas nesse universo super habitado – que até poderia supor-se ser cheio de possibilidades – mais de 100 milhões de pessoas sobrevivem com menos de US$ 1 (cerca de R$ 2,42) por dia.

E esses tantos habitantes não podem se dar ao luxo de navegar pelas redes sociais mais conhecidas do mundo como todos nós aqui, viu? O Facebook e o Twitter estão bloqueados por lá desde 2009. Ah, e o New York Times também!

Mais algumas curiosidades sobre aquelas bandas: a palavra “China”, muito provavelmente, é originária do nome da Dinastia Qin (que em chinês se pronúncia “chin”) e os tais biscoitos chineses (também muito conhecidos como “biscoitinhos da sorte”...adivinha? ...não são originários da China. Eles foram criados por volta de 1900, em São Francisco, nos EUA.

Opa...terá começado assim a fama de lar das falsificações grotescas?

 Huummm...talvez...

Ah, mas nem tudo por lá é reprodução barata, viu? Os chineses são responsáveis por grandes contribuições para o mundo. Eles inventaram o papel higiênico (em 1300, mas só o imperador podia usar), o primeiro papel de cédula de dinheiro (há cerca de 1,4mil anos) e há, mais ou menos 3 mil anos, as pipas! Sim, aquelas estruturas coloridas que enfeitam o céu. Você já tentou empinar uma? Aliás, já fabricou uma? É muito estimulante! Quando as inventaram, os chineses usavam este recurso para assustar os inimigos no campo de batalha (sabe Deus de que forma...afinal, dá para imaginar alguém visualizando uma estrutura colorida – feita de bambu e papel – flanando no céu e “se borrando” por isso?).

Bom...por lá, o tênis de mesa é o esporte nacional e, se você se surpreendeu com a rapidez com a qual os chineses construíram um hospital para receber os infectados pelo coronavírus, saiba que já é habito por lá a subida de um novo prédio, completinho, a cada cinco dias.

Ufa!


[Fonte: www.megacurioso.com.br]