Coronavírus e Olimpíadas: embaixador japonês diz que a epidemia não será um problema

Vai não vai, a Humanidade se depara com uma nova epidemia, que surge ceifando milhares de vidas e espelhando temor pelo planeta. 

Coronavírus e Olimpíadas: embaixador japonês diz que a epidemia não será um problema

06/MAR

Foi assim, por exemplo, com a peste negra (que, entre 1333 a 1351, matou 50 milhões na Europa e na Ásia), com a cólera (que levou a vida de centenas de milhares entre 1817 e 1824), com a tuberculose (que deixou 1 bilhão de mortos entre 1850 e 1950) e com AIDS, que, desde 1981, já matou mais de 22 milhões no mundo.  O assombro do momento atende por Coronavírus. 

Em tempos de globalização, o surto que – de acordo com estudiosos – surgiu, muito provavelmente, em um mercado de animais silvestres em Wuhan, na China, transpôs fronteiras rapidamente e chegou a outras regiões do planeta. Autoridades de saúde de todas as partes do mundo vêm se debruçando sobre o assunto e não só para tentar deter o avanço da epidemia em “seus quintais”. O medo maior diz respeito às Olimpíadas, competição esportiva que acontecerá – de 24 de julho a 9 de agosto desse ano – no Japão.

Pois é, mas, pertinho de a 32ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão começar (e com o medo do contágio aumentando), o governo do Japão acredita que o maior evento esportivo do mundo não será afetado pela epidemia.

Na opinião do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, o coronavírus não será um problema.

Uhm...será?

“Estou observando as notícias do Japão todos os dias e a gente tem muito cuidado com a saúde. A vida é normal, e nossos colegas estão se esforçando muito no preparo dos Jogos Olímpicos. Para mim, ainda que tenha problema de coronavírus, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio não terão problemas”, sublinhou o representante oficial.

Pode ser um esforço de positivismo para não afugentar os turistas?

Claro que pode!

Mesmo com todos os recursos dos quais sabemos que o Japão dispõe para lidar com uma epidemia, o perigo de “um estrago ainda maior” é iminente, visto que serão muitos atletas reunidos em uma área “de risco”?

Claro que sim!

Mas o embaixador segue fazendo a parte dele, que é (apesar de saber que o corona vírus tornou-se um problema mundial) evitar que turistas cancelem suas viagens para a Ásia.

“O Japão é um país onde o sistema de saúde é muito avançado. Os governos locais e hospitais estão trabalhando para conter a contaminação pelo coronavírus. Não podemos dizer muito sobre a doença, mas, posso dizer que o governo e as autoridades estão tomando medidas máximas para prevenir a contaminação”, disse o embaixador.

E seguiu: “Estamos, assim como a comunidade internacional, empreendendo esforços para lutar contra o coronavírus. Creio que até os Jogos Olímpicos o problema será solucionado”. 

Aguardemos...


[Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/]