Conheça a biografia de Chaya Pinkhasovna Lispector, para nós, Clarice

Você, certamente, já compartilhou nas suas redes sociais algum pensamento, alguma frase de, filha de família judaica russa que – com a perda de suas rendas durante a Guerra Civil Russa – foi obrigada a emigrar fugindo dos extermínios em massa dos judeus. 

Conheça a biografia de Chaya Pinkhasovna Lispector, para nós, Clarice

16/OUT

Pelo nome está, aí, achando bem difícil que já tenha posto os olhos na produção intelectual de alguém tão distante? Se revelarmos o último sobrenome de Chaya – Lispector – você já vai entender tudo. Sim, estamos falando de Clarice Lispector. 

Nascida em 10 de dezembro de 1920, na aldeia de Chechelnyk, região da Podólia (então parte da República Popular da Ucrânia e, hoje, parte da moderna Ucrânia), a filha dos judeus russos Pinkhas Lispector e Mania Lispector veio ao mundo em meio aos preparativos da fuga de sua família para a América do Sul.

A futura escritora chegou ao Brasil, ainda pequena, em 1922, com seus pais e as duas irmãs.

Uma vez em território brasileiro, a família estabeleceu-se, primeiro, em Maceió, depois mudou-se para o Recife e, após a morte da matriarca da família, todos se mudaram para o Rio de Janeiro.

Clarice estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (conhecida como Universidade do Brasil), mas, logo demonstrou mais interesse pelo meio literário, no qual ingressou – bem cedo – como tradutora. A partir disso se consagrou escritora, jornalista, contista e ensaísta, tornando-se uma das figuras mais influentes da Literatura Brasileira e do Modernismo.

Suas principais obras são: “Perto do Coração Selvagem” (livro de estreia, publicado quando Clarice tinha 24 anos de idade), “Laços de Família”, “A Paixão segundo G.H.”, “A Hora da Estrela” e “Um Sopro de Vida” (suas últimas obras publicadas).

Clarice Lispector faleceu jovem, aos 56 anos, em 1977, em decorrência de um câncer de ovário.

É considerada, hoje, pela crítica especializada como integrante do panteão que abriga os principais autores brasileiros do século XX.

Viu como você conhece – pelo menos um pouquinho – a obra de Chaya Pinkhasovna...Lispector?


[Fonte: pt.wikipedia.org]