Tudo pronto para o ENEM 2019

Com a proximidade do ENEM 2019 é importante que aspirantes ao nível superior se preparem adequadamente para a realização das provas.

Tudo pronto para o ENEM 2019

08/OUT

Para participar do Exame Nacional do Ensino Médio, o (a) candidato (a) deve portar documento de identificação original, oficial e com foto.

São válidos: Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da 

Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de 

Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia; Identidade funcional.

Importante registrar: cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto não valem! Aquele (a) que apresentar qualquer uma dessas alternativas ficará impedido (a) de realizar a prova.

É obrigatório levar – além do documento oficial de identificação, original e com foto já citado – caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.

Caneta de material não transparente, borracha, corretivo, chave com alarme, artigos de chapelaria, impressos / anotações, dispositivos eletrônicos e fones de ouvido estão entre os itens expressamente proibidos durante a realização das provas.

A recomendação é que, antes de entrar na sala, o (a) candidato (a) guarde todos os objetos não permitidos em um envelope oferecido pela organização do Exame e deposite o volume abaixo da carteira (com eletrônicos desligados).

Prestar atenção aos horários é fundamental a fim de salvaguardar o direito de participar do ENEM 2019. Os portões abrirão às 12h e serão fechados, pontualmente, às 13h. 

Entre 13h e 13h30 serão realizados procedimentos de segurança na sala de prova. Às 13h30 as provas terão início. O término dos referidos testes se dará às 19h, no primeiro dia, e às 18h30, no segundo dia. Os horários informados seguem o fuso-horário de Brasília (DF).

A novidade desta edição do ENEM é que o rascunho está garantido pela organização, o que significa que deixa de ser uma folha avulsa. A área para esboço é pautada para a redação (3/11) e sem pauta para os cálculos (10/11). O espaço livre estará na última página do caderno de questões e poderá ser destacado.

O ENEM 2019 acontecerá nos dias 03/11 (aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias) e 10/11 (aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias). A publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões está prevista para o dia 13/11.


[Fonte: https://enem.inep.gov.br]