Confira alimentos anti-inflamatórios, como a uva e o chocolate amargo, que ajudam a viver melhor

Você sempre ouviu dizer que comer frutas e legumes é fundamental para que a dieta seja equilibrada e, assim, a saúde fique garantida, confere?

Confira alimentos anti-inflamatórios, como a uva e o chocolate amargo, que ajudam a viver melhor

24/SET

Muito bem, você escutou certinho (e a gente espera que venha colocando tal ensinamento em prática), mas, sabia que existem alimentos que, com propriedades anti-inflamatórias, podem contribuir ainda mais com a sua saúde?

Sim! E não requerem muito trabalho, viu? São super fáceis de serem consumidos!

E quais são eles?

Anota aí!

Estamos falando, por exemplo, de frutas vermelhas, maçãs, uvas, bananas, alcachofras, abacates, chá e chocolate amargo.

Todos eles são ricos em flavonóides, compostos encontrados em muitas frutas e legumes que podem – efetivamente – ajudar na redução do risco de morte precoce, decorrente doenças crônicas, como o câncer e doenças do coração.

Efetivamente?

Sim!

É registro da ciência!

Uma nova pesquisa – da Edith Cowan University (ECU), na Austrália – revelou ao mundo as informações que passamos acima.

O estudo – publicado na revista Nature Communications – traz as conclusões dos pesquisadores a respeito dos dados de um artigo dinamarquês (chamado Diet, Cancer, and Health) que analisou a dieta de 56.048 dinamarqueses ao longo de 23 anos.

A observação das informações reunidas revelou que os participantes que consumiram cerca de 500 miligramas (mg) de flavonóides por dia apresentaram menor risco de morte precoce por câncer ou doença cardíaca.

De acordo com Nicola Bondonno (co-autora e pesquisadora de pós-doutorado na Escola de Ciências Médicas e da Saúde da ECU), o que faz com que tais alimentos contribuam com a saúde de quem os consome é que – como já te contamos – por conterem flavonóides – também como já te contamos – reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer (que podem resultar de inflamação e danos nos tecidos e células).

“Acreditamos que seja por isso que as pessoas que têm uma dieta rica em compostos flavonóides apresentam menor risco de doenças cardíacas e câncer”, disse Bondonno à imprensa.

E ainda contou mais: “Como fumar e/ou beber podem aumentar a inflamação no organismo, os flavonóides são ainda mais protetores para quem têm esses hábitos”.

Para finalizar, para que você saiba, 100 g de chocolate amargo contém cerca de 200 mg de flavonol. Já a maçã contém cerca de 60 mg do composto.

Bacana, não?

Já pode incluir esses alimentos no seu cotidiano aí!


[Fonte: iG // Saúde]