Engenharia: planejamento de carreira é fundamental para alcançar o sucesso desejado

Engenheiro (a), você já parou para planejar a sua carreira? Ou é daqueles profissionais que apenas “vão na onda” do que as demandas cotidianas te apresentam / requerem?

Engenharia: planejamento de carreira é fundamental para alcançar o sucesso desejado

26/AGO

Muita calma nessa hora!

Respiiraaa!

Sim, fazer o planejamento da sua carreira, especialmente nos dias atuais, é essencial. Não é bobagem, viu?

Assim como nas demais profissões, para que – na Engenharia – se possa chegar ao cargo sonhado, é fundamental que a esquematização já tenha início na época da graduação. É bem importante escolher, com rigor, a faculdade onde a graduação será cursada porque uma boa escolha – nesta etapa – pode ser o passaporte para uma recepção diferenciada nas entrevistas. A partir disso, a conquista do emprego dependerá apenas do (a) candidato (a).

O próximo passo é primar pela diferenciação entre os pares. E o aprimoramento, por conta de estudos permanentes, é um dos principais métodos para alcançar esta distinção. 

Cursos de extensão, pós-graduação, mestrado e doutorado são ferramentas importantíssimas para tal fim.

Outra dica?

Primar pela curiosidade!

Uma das principais características dos engenheiros é a capacidade de buscar – incessantemente – por inovações. Ideias novas surgem a todo tempo e eis uma grande oportunidade para ganhar destaque entre os colegas da área.

Enfim, a lista é longa, mas ainda destacamos a importância de fazer networking (para que seja possível conhecer os mais diferentes tipos de pessoas, ocupando diferentes 

cargos) e a necessidade – suprema – de fazer tudo com extrema paixão (é preciso estar sempre motivado/a para obter a evolução profissional e pessoal e é fundamental estar 

preparado/a para assimilar e superar desafios para alcançar o sucesso desejado).

Tudo anotado?

Boa sorte!


[Fonte: www.engenhariamoderna.net]