O assunto hoje é...ergonomia! Entenda o conceito que melhora a qualidade de vida e aumenta a produtividade de colaboradores

Hora de falarmos sobre ergonomia!

O assunto hoje é...ergonomia! Entenda o conceito que melhora a qualidade de vida e aumenta a produtividade de colaboradores

02/AGO

O que você sabe sobre este assunto?

Se seus conhecimentos a respeito do tema não são, assim, tãããoo extensos, a gente te conta um pouquinho.

A ergonomia é a área da ciência composta por disciplinas que estudam a organização no trabalho por meio da facilitação de interação entre o homem, objetos e máquinas.

Uhmmm...

Vem saber mais!

A ergonomia tem por objetivo melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e o bem-estar de trabalhadores, melhorando assim suas eficiência e produtividade.

É a ergonomia que leva a Educação Física para dentro do ambiente de trabalho!

Você tinha noção disso?

Em ambientes corporativos, a ergonomia pode ser aplicada por meio de adaptação ao espaço, de acordo com a função e carga horária dos funcionários.

O termo – que é originado de duas palavras gregas (“ergon”, ou trabalho, e “nomos”, que significa leis ou normas) – compreende pausas regulares, rotatividade de tarefas e ginástica laboral que deve ser aplicada por um profissional de Educação Física.

Os exercícios de ginástica laboral são compensatórios para os movimentos executados repetidamente pelos funcionários. Sua função é ajudar na correção da postura, alívio de dores, tensões e corrigir possíveis desequilíbrios musculares existentes.

Visto que LER e dores musculares – especialmente na região lombar – são os principais responsáveis por afastamentos do trabalho (em razão de movimentos repetitivos por tempo prolongado e má postura), a adoção da ergonomia é de enorme valia para a boa saúde dos colaboradores.

E como – exatamente – isso pode acontecer?

Por meio da redução do número de afastamentos e ausências no trabalho, da melhora da qualidade de vida (como já dissemos) dos colaboradores e da valorização profissional dos mesmos.

Viu que interessante?

Agora que você já sabe que aquele pessoal que aparece no seu departamento convidando-o (a) para participar de “atividades físicas corporativas” só quer ter ajudar.....que tal parar de fingir que está ao telefone e ir lá participar, hein?


[Fonte: blogeducacaofisica.com.br]