Um pequeno intervalo de trabalho feito ao ar livre já reforça a vitamina D no organismo e confere mais energia

Depois de muito observar o comportamento humano, um naturalista escocês-americano do século 19 concluiu que o contato com a natureza deixava as pessoas mais saudáveis e felizes. Em seus escritos, John Muir deixou recomendações, tanto para seus contemporâneos como para todos os que viriam depois (nós!): "Venha para a floresta, pois aqui está o descanso" e “Todo mundo precisa de beleza e pão, de lugares para ter prazer e rezar, onde a natureza pode curar e fortalecer o corpo e a alma". &

Um pequeno intervalo de trabalho feito ao ar livre já reforça a vitamina D no organismo e confere mais energia

17/JUN

Muito bem, o que o observador registrou 200 anos atrás começa a encontrar eco em nossos dias atuais. 

Não precisamos nem dizer que buscar o encontro com a natureza, atualmente, consiste em um desafio e tanto. Ocupados com o dia a dia cada vez mais recheado de compromissos e, em grande parte das vezes, distraídos com a tecnologia, o que acontece é que vamos nos afastando do contato com algo tão simples, gratuito, de tão fácil acesso, que tem o poder de nos reorganizar mentalmente: o contato com a natureza.

Bom, a parte do “tão fácil acesso” precisamos corrigir. Muitos são os que moram em grandes centros urbanos, distantes de espaços naturais.

Mas fato é que há benefícios – óbvios – resultantes do ato de sair para caminhar ao ar livre. Já começa que é preciso levantar e se locomover até o lugar escolhido. Se considerarmos que, para muitos, a maior parte do dia é passada em frente a uma tela de computador, só o empenho em sair de tal posição e buscar o verde já é um ganho para a saúde.

Pesquisas, inclusive, já revelaram que intervalos curtos podem aumentar – significativamente – a produtividade no trabalho e que mesmo um rápido intervalo feito sob a luznatural do dia já confere uma boa dose de vitamina D.

Caso você não saiba, a vitamina D é fundamental para o equilíbrio de diferentes órgãos e funções do organismo. Responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo, ela mantêm o cérebro funcionando perfeitamente, além de fortificar ossos, dentes e músculos, inclusive o coração.

Então? Você tem algum espaço verde aí no seu entorno? Se não, tem como se programar para ir a algum deles?

Uma caminhadinha (5 minutos já fazem efeito) e aquela respirada mais vigorosa já vão renovar – profundamente – as suas energias, viu?


[Fonte: UOL Notícias // Ciência e Saúde]