Design e sistemas de saúde: engenheiro do Texas revela o ponto de intersecção que existe entre as duas áreas

Jogo rápido: se te perguntarmos o que tem a ver o design como um todo com a transformação dos sistemas de saúde, você conseguiria estabelecer um denominador comum?

Design e sistemas de saúde: engenheiro do Texas revela o ponto de intersecção que existe entre as duas áreas

10/JUN

Parece difícil, mas a gente te conta...

Antes, porém, precisamos falar sobre Stacey Chang – fundador e diretor executivo do Design Institute for Health – que vem revolucionando o atendimento na saúde no estado norte-americano do Texas.

Apesar da formação em engenharia pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pela Universidade de Stanford, atualmente ele trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Texas, em Austin.

Ok, mas ainda não te respondemos, certo?

O que, afinal de contas, tem a ver o Design com os sistemas de saúde?

O projeto apresentado por Chang (e que já vem sendo posto em prática) aboliu salas de espera. Os resultados são medidos não pelos procedimentos realizados, mas sim pelos indicadores de evolução do quadro do paciente.

“Em vez de os pacientes aguardarem sua vez, cada um é encaminhado para uma sala. O espaço é dele, e não dos profissionais de saúde. A pessoa poderá ser atendida por um médico, enfermeiro, fisioterapeuta, tudo numa só visita, porque o objetivo não é a consulta em si, e sim seus desdobramentos”, explicou Chang.

Interessante, não?

Você já tinha pensado nesta correlação?


[Fonte: G1 // Bem Estar]