Tomar café tem efeito laxante, ajuda na hora de “fazer o número dois”. É o que dizem cientistas americanos!

E aquele bom e velho cafezinho que você tanto gosta, hein?

Tomar café tem efeito laxante, ajuda na hora de “fazer o número dois”. É o que dizem cientistas americanos!

06/JUN

Bom para despertar. Ótimo para aquecer a alma. Excelente para fazer cocô.

Oi??

Tá, a gente sabe que você cuspiu a bebida aí assim que leu a informação que te demos. Talvez tenha até engasgado, mas, muita calma nessa hora, é verdade.

Vem cá saber mais...

O caso é que estudiosos da Universidade do Texas (EUA) resolveram entender o porquê de o café estimular o intestino humano. Sim, eles já sabiam disso, mas decidiram realizar um estudo para que pudessem entender os motivos.

Para fundamentar a análise, os cientistas usaram roedores como cobaias. "Quando ratos beberam café durante três dias, a capacidade dos músculos do intestino delgado de contrair pareceu aumentar", disse o gastroenterologista Xuan-Zheng Shi.

O mais interessante é que – cafeinada ou não – a bebida estimula a vontade de fazer o número dois do mesmo jeito.

 A equipe de pesquisadores, digamos, peculiares, observou os resultados em ratos vivos e em tecidos musculares de intestino que foram expostos diretamente ao café em um laboratório. 

O que eles perceberam? 

Que, em ambos os casos, a bebida empurrou o conteúdo do intestino mais rápido.

Bom, a considerar tal descoberta pode-se imaginar, totalmente, daqui para frente, o seguinte diálogo, baseado nas propriedades laxantes da bebida mais tradicional do país:

- Não consigo fazer cocô, meu intestino tá preso!

- Toma café que solta!

Ou ainda, quem sabe, cantarolar – de forma ligeiramente alterada – um clássico de Gilberto Gil: “Tomar café eu vou, é que café ajuda a soltar”.

Pfss...péssima, né?

Agora já era, depois de ler isso, temos certeza de que você vai olhar para a garrafa de café de outro jeito...E, como dizem por aí, durma com um barulho desse.

 

[Fonte: Revista Galileu // Ciência // Saúde]