Estudo americano aponta que dieta pobre em carboidratos pode ser útil para pessoas com diabetes tipo 1 e não aumenta o risco de hipoglicemia

Um estudo publicado, recentemente, na revista Pediatrics, apontou que dietas pobres em carboidratos podem melhorar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo.

Estudo americano aponta que dieta pobre em carboidratos pode ser útil para pessoas com diabetes tipo 1 e não aumenta o risco de hipoglicemia

17/MAI

A descoberta vem gerar controvérsia entre os muitos especialistas que acreditam que o uso de uma dieta baixa em carboidratos para combater o diabetes tipo 1 carrega consigo grandes chances de aumentar o risco de hipoglicemia (em função das quedas drásticas nos níveis açúcar no sangue).

Talvez já esperando por tal reação classe médica, os pesquisadores envolvidos com o estudo (do Boston Children’s Hospital, nos Estados Unidos) ressaltaram que as taxas de hospitalização relacionadas à hipoglicemia foram de apenas 1%, valor abaixo do normal.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 5% a 10% das pessoas diagnosticadas com diabetes têm o tipo 1.

Esta forma da doença ocorre quando o sistema imunológico de um indivíduo ataca, de forma equivocada, as células beta (responsáveis por sintetizar e secretar o hormônio insulina, que regula os níveis de glicose no sangue). 

O resultado do mau funcionamento do organismo é que a glicose fica no sangue em vez de ser usada como energia.

O diabetes tipo 1 ocorre, geralmente, na infância ou adolescência, mas também pode ser diagnosticado em adultos.

A doença é tratada com insulina, medicamentos e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

[Fonte: Veja.com]