Um ‘viva’ muito especial para todas as mamães!

Dias das Mães!

Um ‘viva’ muito especial para todas as mamães!

13/MAI

Você sabe qual é a origem da data?

A comemoração mais antiga tem seu registro na Grécia antiga, quando a entrada da Primavera era comemorada por Reia, a Mãe dos deuses. A tradição de homenagem às mães ainda teve sequência com festas em honra a Cibele, também chamada Magna Mater (Grande Mãe).

Avançando um pouco na linha do tempo da Humanidade, e chegando à Inglaterra do século XVII, temos o registro de que – depois da cristianização do Império Romano e da celebração do Dia das Mães no 4º domingo da Quaresma (em honra da virgem Maria, e da igreja-Mãe) – enfim, as pessoas começaram a voltar para suas igrejas-mãe na referida data.

E uma curiosidade para você saber: naquela época, o Dia das Mães passou a ser ainda mais singular, especificamente, para os criados. É que eles passaram a ter folga nesse dia para visitarem as suas igrejas-mãe com suas genitoras e o restante da família.

Vale lembrar que os feriados ainda não existiam, logo, o Dia das Mães era – para essas pessoas – a única oportunidade de terem um tempo longe do trabalho para estarem com a família.

Por aqui, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 12 de maio de 1918. Mas o segundo domingo de maio só foi oficializado em 1932, pelas mãos do presidente Getúlio Vargas.

Feliz Dia a todas as mães brasileiras!

[Fonte: www.calendarr.com]