Energias renováveis já são responsáveis por milhões de empregos no mundo

Se te pedirmos para discorrer sobre energias renováveis, o que você tem a dizer sobre o assunto?

Energias renováveis já são responsáveis por milhões de empregos no mundo

12/MAI

Sabe do que se trata?

Energias renováveis são aquelas originadas dos recursos naturais – que são naturalmente reabastecidos – como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica.

E elas tem feito muito bem não apenas para a natureza e sua preservação como também para a economia mundial.

Pois é, de acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), as tais energias renováveis já empregam um total de 10,3 milhões de pessoas no mundo. Só no ano passado, mais 500 mil novos postos de trabalho foram criados. Isso significou – em relação a 2016 – um aumento de 5,3%.

De acordo com a reguladora, há um claro reconhecimento por parte de muitos países de que o crescimento econômico com base em tecnologias de baixo carbono é importante e, especialmente, atraente.

E nós estamos neste seleto grupo, viu?

China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão continuam a ser os maiores empregadores do mercado de energia renovável global, representando mais de 70% de todos os empregos no setor.

Estudos já revelaram que a área que mais emprega na indústria renovável em todo o mundo é a de energia solar, respondendo por cerca de 3,4 milhões de empregos.

Já a indústria eólica registrou 1,15 milhão de empregos em todo o mundo em 2017 (com 44% deles concentrados na China, seguida pela Europa e América do Norte, com – respectivamente – 30% e 10%).

Interessante, não?

[Fonte: Exame.com]