No Brasil não tem terremoto? De acordo com apontamentos de especialistas, tremores de terra, por aqui, são mais frequentes do que podemos imaginar

Ao acompanhar, pela mídia, as recorrentes notícias sobre catástrofes naturais ocorridas mundo afora, você pode exclamar, aliviado (a), “ainda bem que o Brasil é abençoado e não sofre com estes problemas”...

 No Brasil não tem terremoto? De acordo com apontamentos de especialistas, tremores de terra, por aqui, são mais frequentes do que podemos imaginar

18/ABR

Aham.

Diga isso para aqueles que estavam nos andares mais altos dos prédios da Avenida Paulista, em São Paulo, no último dia 2 de abril, por volta das onze horas da manhã.

O chão tremeu.

E o susto foi grande. 

As edificações começaram a balançar e algumas tiveram de ser evacuadas.

Tratava-se do reflexo de um terremoto de 6,8 pontos na escala Richter no sul da Bolívia.

Você também pode nem saber, mas – segundo sismólogos – pequenos tremores são registrados em nosso território praticamente toda semana.

É, pois é.

Você nunca sentiu porque são trepidações de magnitudes baixas – menores que 3,0 – registradas pelos sensores espalhados pelo país e que só são experenciadas pelas pessoas quando ocorrem próximos aos centros urbanos.

É, pois é, a tal certeza de que esses fenômenos não ocorrem por aqui, infelizmente, não passa de mito.

Agora uma curiosidade para você: adivinha quem foi um dos primeiros brasileiros a sentir o chão dar aquela chacoalhada básica bem embaixo de seus pés?

Nem imagina?

A gente te conta...

Foi o imperador D. Pedro 2º, que, às 15h do dia 9 de maio de 1886, percebeu a terra tremer sob seus pés, quando se encontrava em seu palácio, em Petrópolis (RJ).  Dessa você não sabia, não?

É, por aqui o chão também “fica nervoso”.

[Fonte: G1 / Natureza]