MEMÓRIA, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Pós-Graduação Carga Horária: 40 h Modalidade: A distância

Área de Conhecimento Educação


Apresentação

Este curso de extensão é projetado para educadores, historiadores, psicólogos e todos aqueles interessados em compreender como os conceitos de memória e identidade moldam a prática educativa e influenciam na formação do educador. Através de uma abordagem interdisciplinar, fornecemos as ferramentas necessárias para que os profissionais da educação possam refletir sobre sua própria identidade e práticas, visando uma educação mais consciente e inclusiva.

Em um mundo cada vez mais globalizado e multicultural, é essencial que os educadores estejam preparados para lidar com a diversidade de memórias e identidades presentes em sala de aula. Este curso oferece uma oportunidade única para que os profissionais da educação reflitam sobre esses temas e revisitem suas práticas pedagógicas, tornando-as mais inclusivas e eficazes. Além disso, ao entenderem melhor suas próprias identidades e memórias, os educadores estarão mais aptos a construir um ambiente de aprendizado acolhedor e respeitoso.

Capacitar educadores e profissionais afins para que compreendam e integrem os conceitos de memória e identidade em suas práticas pedagógicas, promovendo uma educação que respeite e valorize as diversidades culturais e individuais.


Objetivos:

- Explorar a relação entre memória, identidade e o processo de ensino-aprendizagem.

- Fornecer ferramentas teóricas e práticas para a incorporação desses conceitos na prática educativa.

- Estimular a reflexão crítica sobre a própria trajetória e identidade dos educadores.

- Promover o entendimento da diversidade cultural e social como elementos centrais na formação educacional.

- Incentivar a utilização da memória como recurso didático no ambiente educacional.


O curso tem duração de 30 dias, com um total de 40 horas. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão.

Módulos

Tópicos Abordados:

  • O que é Memória?
  • Memória e História
  • Identidade
  • História da Cultura
  • Relação entre Memória, Sociedade e Formação Docente
  • Diretrizes para Elaboração de Memorial de Formação
  • Produzir o Memorial é fazer uma Viagem no Tempo
  • Diferença entre Autobiografia e Memorial de Formação
  • O Processo de Reconstrução Identitária a partir da Narrativa Autobiográfica
  • A Escrita do Diário na Profissão Docente
  • Autobiografia na Formação de Professores - Univesp
  • Antonio Nóvoa e a formação de professores
  • Conferência de Jorge Larossa

Público-Alvo

Profissionais da área da Educação

Pré-requisitos

Maiores de 18 anos

MATRÍCULA

1 - Efetue o pagamento da matrícula

2 - Acesse o Portal do Candidato neste link: https://www.posgraduacaocastelobranco.com.br/portal-do-candidato 

3 - Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula: 


Documentos Necessários: 

RG