Apresentação
A evolução das disciplinas e técnicas de comunicação que são usadas atualmente pelas organizações para promover, divulgar ou geralmente informar grupos relevantes de indivíduos e setores organizados da sociedade, sobre seus assuntos institucionais, começou há pelo menos 150 anos atrás. Da Revolução Industrial até a década de 1950 – um período predominantemente caracterizado pela produção e consumo em massa, e de baixa concorrência de mercado – o tipo de comunicação que era empregado pelas organizações em grande parte consistia em publicidade, divulgação de atividades promocionais e de vendas para mercados dinâmicos de alta procura. A mudança para mercados menos estáveis, muito mais competitivos e uma maior interferência disciplinar dos governos, além de circunstâncias econômicas mais severas, resultaram, a partir da década de 1950, em uma redefinição constante do escopo e das práticas comunicacionais na maioria das organizações no mundo ocidental, mudando definitivamente a partir dos anos 2000 com a emergência da Internet, com a necessidade de promover e gerenciar a imagem corporativa através da comunicação, e a necessidade de integrar todos os processos de comunicação difundidos pela companhia. O curso de MBA em Comunicação Corporativa, Planejamento e Gestão foi concebido para especializar gestores capacitados em planejar, implantar, coordenar e supervisionar eficazmente os processos integrados de comunicação das organizações com seus diversos públicos de interesse, dentro desse novo escopo da comunicação nas empresas contemporâneas.
Objetivo
O curso visa especializar gestores de comunicação competentes para identificar as variáveis que compõem a cultura organizacional; reconhecer o clima de trabalho; avaliar os valores, as tradições e os costumes presentes nas instituições; e usa-los como elementos essenciais para definir a imagem de uma corporação e orientar as estratégias corporativas necessárias para o gerenciamento correto, eficiente e eficaz do processo de comunicação como motor de imagem e reputação, junto aos públicos considerados estratégicos para o relacionamento institucional. Os especialistas se tornarão capazes de repensar, planejar e coordenar de forma integrada os processos de comunicação corporativa, tanto no ambiente interno quanto externo das organizações, bem como selecionar e supervisionar as mídias adequadas para difusão de cada um desses processos.
Módulos
| Disciplina | Carga-horária |
1 | Gestão da Comunicação Corporativa | 40 horas |
2 | Gestão de Pessoas e Estratégias de Endomarketing | 40 horas |
3 | Comunicação Institucional, Imagem e Reputação de Marca | 40 horas |
4 | Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social Empresarial | 40 horas |
5 | Relações Públicas e Relacionamento com Públicos Estratégicos | 40 horas |
6 | Comunicação de Marketing | 40 horas |
7 | Sistemas de Comunicação Corporativa e Novas Mídias | 40 horas |
8 | Cultura Organizacional, Governança Corporativa e Compliance | 40 horas |
9 | Brand Marketing e Gestão Estratégica de Marcas | 40 horas |
10 | Comunicação Corporativa e Gestão de Crises Institucionais | 40 horas |
11 | Metodologia da Pesquisa Científica | 60 horas |
Público-Alvo
Profissionais graduados em jornalismo, publicidade, marketing e propaganda, relações públicas, design gráfico e do produto, administração de empresas, economia, empreendedores e demais profissionais graduados em áreas e setores envolvidos nos processos de comunicação internos ou externos das companhias.
Pré-requisitos
MATRÍCULA
1 - Efetue o pagamento da matrícula
2 - Acesse o Portal do Candidato neste link: https://www.posgraduacaocastelobranco.com.br/portal-do-candidato
3 - Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula:
Documentos Necessários:
* Até o final do curso deverá providenciar o envio da documentação digitalizada, o envio de foto só será aceito para fim de matrícula.
> É obrigatório que o candidato tenha colado grau na Graduação para ingressar em curso de Pós-Graduação. Em caso de entrega da Declaração ou Certidão de conclusão de curso, essa deve ter expedição de, no máximo, seis meses antes da entrega. E permanece obrigatório o envio do diploma e histórico da graduação após o início do curso.
** Documento Pessoal: Obrigatório o envio do RG até o final da Pós.
Na ausência de um dos documentos Diploma e/ou Histórico será obrigatório o envio do Termo de Responsabilidade, sendo obrigatório algum documento oficial que comprove a colação de grau.
Data de início:24/09/2024
Matrícula: R$ 185