DESCOBERTA REVOLUCIONÁRIA: CÉLULAS CEREBRAIS LIGADAS AO DESEJO INCONTROLÁVEL DE COMER

Uma Descoberta Surpreendente: Cientistas nos EUA e no Brasil fizeram uma descoberta que pode mudar a forma como entendemos a alimentação e os transtornos alimentares.

DESCOBERTA REVOLUCIONÁRIA: CÉLULAS CEREBRAIS LIGADAS AO DESEJO INCONTROLÁVEL DE COMER

08/ABR

Em uma pesquisa publicada na prestigiada revista Nature Communications, eles identificaram células específicas no cérebro (neurônios) que, quando ativadas, causam uma busca compulsiva por comida, mesmo sem fome.

Onde Tudo Acontece: Essas células estão localizadas em uma região profunda do cérebro conhecida como substância cinzenta periaquedutal. Elas são chamadas de células VGAT e trabalham com o neurotransmissor GABA, essencial para regular diversas funções cerebrais, incluindo humor, sono e resposta ao estresse.

Uma Descoberta Acidental: O foco inicial da pesquisa era entender melhor a ansiedade, mas os cientistas se surpreenderam ao ativar essas células em ratos e observar uma busca frenética por comida. Isso aconteceu mesmo quando os animais não precisavam se alimentar, sugerindo um forte vínculo dessas células com o comportamento alimentar compulsivo.

Implicações Futuras: Essa descoberta abre novas portas para o tratamento de transtornos alimentares. Entender como essas células funcionam pode ajudar a desenvolver novas terapias para condições como a anorexia e a compulsão alimentar, oferecendo esperança para milhões de pessoas ao redor do mundo.

Para Profissionais Interessados em Aprofundar seus Conhecimentos: Para os profissionais da saúde e bem-estar interessados em explorar ainda mais esses achados revolucionários e aplicá-los em suas práticas, a UCB oferece cursos de pós-graduação que podem enriquecer seu conhecimento e habilidades:

Anatomia Funcional Aplicada ao Movimento Humano: Ideal para quem deseja compreender profundamente a mecânica do corpo humano, incluindo o sistema nervoso e seu impacto no comportamento.

Fisiologia, Avaliação e Prescrição de Exercício Físico: Aprenda como o exercício físico pode influenciar o comportamento alimentar e ser usado como parte do tratamento de transtornos alimentares.

Nutrição Clínica Avançada e Saúde Integral: Explore os mecanismos neurais que influenciam a alimentação e como intervir de forma eficaz em casos de transtornos alimentares.

Estes cursos são projetados para profissionais que buscam não apenas entender a ciência por trás dos comportamentos alimentares, mas também aplicar esse conhecimento de forma prática, melhorando a vida de seus pacientes. Se você é um profissional da saúde, nutrição, psicologia ou educação física, esses programas podem aprimorar suas habilidades e abrir novas oportunidades em sua carreira.


Referência: CNN BRASIL. Pesquisadores descobrem neurônios relacionados à compulsão alimentar. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pesquisadores-descobrem-neuronios-relacionados-a-compulsao-alimentar/. Acesso em: 05 abr. 2024.