10 Séries e Filmes sobre Empreendedorismo que Todo Estudante de MBA e Pós-Graduação em Gestão Precisa Assistir

No mundo acelerado do empreendedorismo, encontrar inspiração e insights pode ser tão crucial quanto desenvolver habilidades técnicas.

10 Séries e Filmes sobre Empreendedorismo que Todo Estudante de MBA e Pós-Graduação em Gestão Precisa Assistir

06/MAR

Para estudantes de MBA e pós-graduação em gestão que buscam mergulhar no universo dos negócios, séries e filmes sobre empreendedorismo podem oferecer valiosas lições de vida, estratégia, inovação, e resiliência. 


Aqui estão 10 séries e filmes imperdíveis que todo estudante de MBA e pós-graduação em gestão deveria assistir para se inspirar e aprender com os triunfos e desafios de empreendedores reais e fictícios.


1 O Jogo da Imitação - Este filme retrata a história de um matemático que, com sua equipe, busca decifrar códigos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A perseverança diante dos desafios e a inovação tecnológica são centrais na trama, ressaltando a importância da criatividade e do trabalho em equipe no empreendedorismo.

2 A Rede Social - A criação de uma das maiores redes sociais do mundo é o foco desta obra. O filme explora as complexidades das parcerias de negócios, a disputa por direitos autorais e a determinação em transformar uma ideia em um império global, oferecendo lições sobre a importância da visão e da persistência.

3 Fome de Poder - A história da criação de uma das maiores cadeias de fast-food do mundo é contada através de uma perspectiva intrigante sobre ambição e ética nos negócios. É uma reflexão sobre até onde se está disposto a ir para alcançar o sucesso.

4 Joy: O Nome do Sucesso - Este filme é um tributo à inovação e ao espírito empreendedor feminino, mostrando a jornada de uma inventora para transformar sua ideia em um negócio de sucesso, superando obstáculos pessoais e profissionais.

5 Steve Jobs - Através de três momentos cruciais da carreira de um dos maiores ícones do empreendedorismo tecnológico, o filme oferece uma visão sobre liderança, inovação e a complexidade das relações humanas no mundo dos negócios.

6 O Lobo de Wall Street - Embora controverso, este filme oferece uma visão crua sobre ambição, ética e as consequências de decisões no mundo financeiro, ressaltando a importância da responsabilidade e da integridade no empreendedorismo.

7 Silicon Valley (série) - Com um tom mais leve e humorístico, esta série aborda os desafios de um grupo de programadores tentando lançar uma startup no Vale do Silício, oferecendo insights sobre o ecossistema de startups e a importância da adaptabilidade.

8 Mad Men (série) - Ambientada no competitivo mundo das agências de publicidade nos anos 60, esta série oferece lições sobre branding, marketing e o poder da criatividade, além de explorar as dinâmicas de poder e gênero no local de trabalho.

9 Shark Tank (série) - Este reality show é uma aula prática sobre pitch de negócios, onde empreendedores apresentam suas ideias a um grupo de investidores. É uma fonte rica de aprendizado sobre o que torna um negócio atraente para investidores.

10 Billions (série) - Explorando o mundo das finanças de alto risco, esta série é uma janela para a estratégia, o jogo de poder e a psicologia por trás de grandes movimentos financeiros, oferecendo lições sobre negociação e tomada de decisão.


Para estudantes de MBA e pós-graduação em gestão aspirantes a empreendedores ou interessados no mundo dos negócios, estas séries e filmes não apenas oferecem entretenimento, mas também valiosas lições sobre os desafios e recompensas do empreendedorismo. Cada história, real ou fictícia, é um testemunho da jornada empreendedora, com suas vitórias, derrotas, inovações e insights que podem inspirar e orientar a próxima geração de líderes empresariais.


Referência:

Empreendedorismo no Cinema e na TV: Uma Análise de Conteúdo. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 97-110, 2018.