Dia Internacional da Educação: "Aprendendo para uma paz duradoura"

No Dia Internacional da Educação, a UNESCO clama por uma educação voltada para a paz duradoura

Dia Internacional da Educação: "Aprendendo para uma paz duradoura"

24/JAN

Em meio ao recente aumento global de discursos de ódio, amplificado pelo uso das redes sociais e exacerbado por novas e prolongadas crises em diferentes regiões, a UNESCO convoca seus estados membros a priorizar a educação como ferramenta para promover sociedades que valorizam a dignidade humana e a paz. A declaração foi feita pela Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, que destacou a necessidade de capacitar estudantes de todas as idades para desconstruir discursos de ódio e estabelecer as bases para sociedades inclusivas, democráticas e respeitosas dos direitos humanos.


No dia 24 de janeiro, a UNESCO organizará um treinamento online de um dia para vários milhares de professores de todo o mundo sobre a desconstrução do discurso de ódio. Este treinamento faz parte da ação da UNESCO para ajudar seus Estados Membros e profissionais da educação a combater o discurso de ódio por meio da educação.


No mesmo dia, na sede das Nações Unidas em Nova York, a UNESCO reunirá Ministros, líderes da educação e educadores de todo o mundo para discutir o papel central da educação na conquista de uma paz global sustentável. Em novembro de 2023, os 194 Estados Membros da UNESCO adotaram uma nova recomendação que estabelece um quadro global nesta área.


Em meio ao recente aumento de discursos de ódio, a educação surge como uma oportunidade para abordar as causas raiz desse fenômeno e sensibilizar os alunos de todas as idades para suas formas e consequências online e offline. A Conferência Geral da UNESCO recentemente revisou sua Recomendação sobre Educação para a Paz, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável com esse objetivo. Este instrumento moldará os sistemas e políticas de educação nas próximas décadas, desde leis e políticas até o desenvolvimento de currículos, práticas de ensino, ambientes de aprendizagem e avaliações.


Em 2023, a UNESCO publicou o guia "Enfrentando o discurso de ódio através da educação" para ajudar os tomadores de decisão a fortalecer suas políticas públicas nesta área. A Organização também está intensificando seus esforços para promover diretrizes antirracistas e combater o racismo nos livros didáticos, bem como uma iniciativa global para combater o antissemitismo na educação e através dela.


Diante deste cenário, a oferta de cursos de pós-graduação na área de educação  se torna ainda mais relevante e necessária. Com o objetivo de formar profissionais capacitados para lidar com os desafios atuais, tais cursos proporcionam uma compreensão aprofundada sobre como a educação pode ser usada como uma ferramenta para promover a paz e a dignidade humana, desconstruir discursos de ódio e estabelecer sociedades inclusivas e respeitosas dos direitos humanos. Os cursos de pós-graduação na área de educação buscam atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da área, oferecendo conteúdos alinhados com as recomendações da UNESCO. 


Portanto, se você é um profissional da educação e deseja contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica, convidamos você a participar dos nossos cursos de pós-graduação .


Referência: UNESCO. UNESCO dedicates International Day of Education 2024 to countering hate speech. Disponível em: <https://www.unesco.org/en/articles/unesco-dedicates-international-day-education-2024-countering-hate-speech>. Acesso em: 24 de janeiro de 2024.