Técnicas Inovadoras para Turbinar a Memória Ganham Destaque

Cada vez mais, as pessoas buscam maneiras de melhorar sua memória e agilidade mental.

Técnicas Inovadoras para Turbinar a Memória Ganham Destaque

29/NOV

Seja para se destacar no trabalho, se preparar para exames, ou simplesmente para manter a mente afiada na velhice, a memória é um recurso inestimável que muitos desejam aprimorar. Em resposta a essa demanda, especialistas em neurociência e psicologia estão desenvolvendo técnicas inovadoras para turbinar a memória.


Uma dessas técnicas é a "Mnemônica", que envolve associar informações a outras mais fáceis de lembrar. Por exemplo, você pode associar uma lista de itens a uma história ou música. Outra técnica é a "Repetição Espaçada", que envolve revisar informações em intervalos crescentes.


Além disso, a "Meditação" também tem sido apontada como uma forma eficaz de melhorar a memória. Estudos mostram que a meditação regular pode aumentar a densidade do hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memória e aprendizado.


Outra técnica promissora é o "Treinamento Dual-n-Back", um exercício mental que envolve lembrar uma sequência de estímulos visuais e auditivos. Pesquisas sugerem que essa técnica pode melhorar a memória de trabalho e a inteligência fluida, que é a capacidade de pensar logicamente e resolver problemas de maneira nova e inovadora.


Embora essas técnicas sejam promissoras, os especialistas enfatizam que a melhor maneira de melhorar a memória é manter um estilo de vida saudável. Isso inclui dormir o suficiente, comer uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente e evitar o estresse.


Ainda assim, para aqueles que estão procurando um impulso extra, essas técnicas de memória podem ser uma adição valiosa à sua rotina diária.


Referência: 

Dresler, M., Shirer, W. R., Konrad, B. N., Müller, N. C., Wagner, I. C., Fernández, G., ... & Greicius, M. D. Sahakian, B. J., & Owen, A. M.  Computerized assessment in neuropsychiatry using CANTAB: discussion paper. Journal of the Royal Society of Medicine Tang, Y. Y., Holzel, B. K., & Posner, M. I. The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews Neuroscience