Celebração do 15 de Novembro Marca o Aniversário da Proclamação da República do Brasil

O dia 15 de novembro é lembrado anualmente no Brasil como uma data de grande importância na história da nação. Nesse dia, celebramos a Proclamação da República Brasileira, um marco histórico que moldou o país como o conhecemos hoje.

Celebração do 15 de Novembro Marca o Aniversário da Proclamação da República do Brasil

15/NOV

Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que depôs o imperador Dom Pedro II, terminando assim um reinado de mais de 300 anos da Monarquia portuguesa no Brasil. O Brasil, então, iniciou sua jornada como uma república federativa, governada por um presidente eleito democraticamente, um sistema que perdura até hoje.


A celebração anual do dia 15 de novembro permite aos brasileiros refletir sobre a história do país e o caminho que percorreu para se tornar a nação democrática que é hoje. O dia é marcado por eventos públicos, desfiles e atividades educacionais que visam ensinar aos jovens brasileiros sobre a importância desta data.


Esse feriado nacional, além de ser um momento de celebração, também é uma oportunidade para os brasileiros refletirem sobre o significado da democracia e a importância da participação cidadã na governança do país.


O Brasil, apesar de suas lutas e desafios, continua a se esforçar para se tornar uma república mais justa e igualitária, e o dia 15 de novembro serve como um lembrete anual dessas aspirações.


Referência: 

Portal Brasil.15 de novembro: Proclamação da República