Epa! Nevou em São Paulo em 1918?

Se você não acabou de voltar de Marte e está nas regiões Sul / Sudeste do país deve estar – ainda – com mantas e cobertores extras espalhados pela casa. 

Epa! Nevou em São Paulo em 1918?

09/AGO

Pudera! A meteorologia bem que avisou que uma onda de frio intenso estava por vir.


E veio! Brrrr...Que frio!


Quem imaginou ver – em bairros no extremo da cidade de São Paulo – o termômetro bater zero grau ou até temperaturas negativas?

 

Mas foi o que aconteceu.


Não é a primeira vez – na história dos registros meteorológicos em São Paulo – que a capital paulista é atingida por uma massa de ar muitíssimo fria.


Lá nos idos de 1918, mais especificamente no dia 25 de junho daquele ano, a população paulista foi tomada por uma surpresa vinda do céu: neve!


Será mesmo que o frio foi tão intenso naquela ocasião que nevou em São Paulo?


Não. Nunca caiu neve na maior cidade do país. O que ocorreu em 25 de junho de 1918 — e também em outras ocasiões, como entre 24 e 28 de julho de 1925 — foi uma forte geada.


Nunca caiu e é bastante provável que – para tristeza dos que gostariam de ver São Paulo ter dias de Nova Iorque – nunca vá cair. 


Samantha Martins – meteorologista, divulgadora científica e autora do blog Meteorópole – explica que as condições geográficas tornam muito improvável a ocorrência de neve na Terra da Garoa.


"Apesar de estarmos em um planalto, não é alto o suficiente — são cerca de 800 metros acima do nível do mar. A latitude também não é alta o suficiente, estamos na zona tropical, não próximos do polo Sul para que haja condições de ter massa de ar polar intensa que venha a atuar na formação de neve", explica ela.


Pois é, outrora, assim como recentemente, fez um super frio, sim, mas nunca nevou em São Paulo.


[Fonte: www.bbc.com]