Exercícios físicos ao ar livre durante a pandemia: com os devidos cuidados fazem muito bem para mente também

Pandemia, isolamento social, academias fechadas e muita gente sem poder praticar a “atividade física nossa de cada dia”.

Exercícios físicos ao ar livre durante a pandemia: com os devidos cuidados fazem muito bem para mente também

20/ABR

Como fazer para mexer o corpo em tempos nos quais o resguardo prolongado em casa passou a cobrar um preço alto no que tange à saúde mental das pessoas?

A resposta – que já foi muito questionada no começo da pandemia – é: na medida do possível, pratique atividade física ao ar livre, sozinho (a), com máscara e mantenha distância segura das outras pessoas. 

A infectologista Raquel Stucchi, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), explica que o benefício de uma caminhada, por exemplo, é imenso.

Desde que o mundo foi surpreendido pelo novo coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) enfatizou a relevância de se manter ativo durante a pandemia e deu uma série de sugestões de como se exercitar dentro de casa. 

No entanto, também deu como diretriz que aqueles que tivessem condições de sair para uma caminhada – ou para andar de bicicleta – que o fizessem, porém, atentando para a necessidade de manter o distanciamento social e de lavar as mãos com água e sabão (antes de sair, chegando ao local e assim que chegarem em casa). "Se água e sabão não estiverem imediatamente disponíveis, use álcool gel", recomendou a OMS. 

Reproduzimos abaixo uma lista de orientações de órgãos de saúde e profissionais de Medicina para que você – caso se interesse – possa praticar atividade física ao ar livre em segurança. 


Vamos lá? Anote aí:

=> Evite aglomeração: faça exercícios sozinho (a). Se for possível, pratique sua atividade em horários alternativos, de menor movimento; 

=> Preste especial atenção à percepção de esforço. A máscara restringe a prática de exercícios mais intensos. Quando começar a perceber a respiração difícil e ofegante é hora de parar; 

=> Não compartilhe – de forma alguma – aparelhos ou bebedouros. Leve sua própria garrafa de água;

=> Mantenha distância de outras pessoas;

=> Tenha sempre uma máscara extra para o caso de a sua ficar molhada de suor;

=> Assim que chegar em casa, troque de roupa e deixe os sapatos em local arejado. E sempre higienize as roupas usadas na rua;


Por fim, se notar algum sintoma de gripe evite praticar exercícios ao ar livre enquanto não se sentir melhor.

Tudo anotado aí?

Bom treino! 


[Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br]