A acupuntura no tratamento pós Covid-19

Em tempos de preocupação geral com os efeitos pós Covid no organismo humano, a acupuntura tem desempenhado uma papel importante no referido cenário.

A acupuntura no tratamento pós Covid-19

14/ABR

É que aqueles que não perdem a vida e conseguem vencer a batalha contra a doença, à medida que vão se recuperando, passam a sofrer com problemas multifatoriais causados pela  infecção.

Alguns deles são: tosse e dor de garganta persistente; fadiga extrema; doença pulmonar pós-Covid; ansiedade, depressão e insônia; problemas cognitivos similares a traumas e danos cerebrais leves, além de problemas digestivos como inchaço, intestino irritado, náusea, vômito e dor abdominal.

A tosse seca, persistente, após a recuperação do COVID-19 é bastante comum e, além dela, os pacientes relatam irritação na garganta e catarro escasso e branco. 

Para esses casos, a acupuntura já se mostrou efetiva em 90% dos casos, sem o desenvolvimento de efeitos colaterais.

O (A) paciente é perfurado (a) – em pontos específicos de acupuntura – com uma agulha de aço inoxidável tão fina quanto um fio de cabelo. 

Geralmente, são 10 sessões de tratamento, com duração de 30 minutos cada.

É importante referir que doença pulmonar pós Covid pode, sim, ser tratada com acupuntura (e moxabustão). A ideia é promover, regular e estimular a função de autoregulação do corpo (visto que a maioria dos pacientes apresenta sintomas similares a doença obstrutiva crônica do pulmão, face à lesão na parênquima do pulmão causada pela pneumonite).

Estudos já comprovaram que a acupuntura promove significativa melhora de sintomas em, aproximadamente, 70 % - 80% dos pacientes que venceram a ação do novo coronavírus. 

E o melhor é que se trata de recurso terapêutico sem qualquer tipo de efeito colateral. 


[Fonte: www.sintracoop.com.br]