Saiba como atua o (a) nutricionista esportivo (a)

Vamos conversar sobre Nutrição Esportiva? Se você não é profissional da área, será que sabe do que se trata?

Saiba como atua o (a) nutricionista esportivo (a)

27/OUT

Nós te contamos!

Trata-se de uma especialidade da Nutrição que – nos últimos anos – vem crescendo de forma exponencial. E o motivo é um só: os esportistas começaram a perceber a importância que tem a alimentação, adequada e equilibrada, na otimização dos resultados. 

O (A) nutricionista esportivo (a) conta com uma ampla gama de atuação, que compreende clubes, academias, consultório e personal diet.

Isso significa que ele (a) pode trabalhar com pacientes que ambicionam diferentes objetivos, como – por exemplo – praticantes de atividades física que desejam melhorar sua qualidade de vida, atletas profissionais (ou amadores) que desejam melhorar seu desempenho no esporte, pessoas que desejam emagrecer ou, ainda, com aqueles que desejam aumentar a massa muscular.

Mas o que o (a) profissional especializado (a) nessa área faz exatamente?

O (A) nutricionista esportivo (a) adequa as refeições do (a) paciente conforme as necessidades energéticas, levando em consideração o tipo de exercício, a intensidade e a duração, buscando melhorar o desempenho, otimizar a recuperação pós-exercício e promover saúde.

Ok, e o que este (a) profissional não faz?

Ah, esta parte é importante saber também...

O (A) nutricionista especializado (a) em esporte não deve prescrever medicamentos nem elaborar treinos. Tais atividades são de competência dos médicos e dos professores de Educação Física.

Além disso, vale a pena registrar, é muito importante que o (a) nutricionista esportivo (a) avalie seus pacientes de maneira holística e, se necessário, que os encaminhe para profissionais de outras áreas da Saúde, como, por exemplo, a Psicologia.


[Fonte: blog.dietbox.me]