Um pouco da história da Universidade Castelo Branco

A história de ensino da Castelo Branco começou em 1963, praticamente junto com a urbanização da zona oeste do Rio de Janeiro. Tudo começou, no ano em questão, com a criação de uma pequena escola primária no bairro carioca do Realengo.

Um pouco da história da Universidade Castelo Branco

29/SET

A escolinha cresceu e, uma década depois, exatamente em 9/10/1973 – por meio da criação da Faculdade de Educação, Ciências e Letras Marechal Castelo Branco –foram autorizados a funcionar os primeiros cursos superiores da instituição. Um mês depois, em 7/11/1973, começou a operar a Faculdade de Educação Física da Guanabara.

Passaram-se três anos e, em 1976, como resultado da união das duas faculdades mencionadas, a instituição Faculdades Integradas Castelo Branco (FICAB) foi constituída.

Ao final da década de 1980, outros cursos – como Matemática, Pedagogia, Fisioterapia, Serviço Social, Administração e Informática – já tinham se juntado aos tradicionais Letras e Educação Física.

Porém, a família Gissoni ansiava ir mais longe. O sonho era oferecer ensino de forma universal, com multiplicidade de possibilidades, e, para tal – a fim de oferecer instrução qualificada – inteirar-se das novas demandas e especializações.

Foi então que, em 1990, iniciou-se o processo formal de transformação das FICAB, com o acolhimento da carta-consulta pelo CFE, para a criação da Universidade Castelo Branco, em 18/2.

Oficialmente, a instalação da UCB ocorreu no dia 4/1/1995, em sequência à publicação da Portaria Ministerial n.º 1834 no Diário Oficial da União, no dia 29/12/1994. Blocos novos foram erguidos e o Centro Esportivo solidificou o pioneirismo e a qualidade de ensino.

Nos anos que se seguiram vieram novos campi, unidades e polos, em diferentes regiões do Rio de Janeiro e do Brasil, o que deu continuidade ao projeto da UCB de levar ensino de qualidade a diferentes pontos do território nacional.

Quase seis décadas depois, a paixão pela excelência não arrefece, o que se pode aferir por meio da cultura com espaço cativo, garantida – por exemplo – através de manifestações artísticas do corpo discente.

Tendo, por missão, a contribuição para a construção e o desenvolvimento sustentável de uma sociedade mais justa (com igualdade de oportunidades para todos) e, por visão, a busca do reconhecimento de sua importância para o desenvolvimento sustentável regional e, em especial, para a zona oeste do município do Rio de Janeiro (por meio da oferta qualificada de formação acadêmica e profissional para o mundo do trabalho, da produção crítica, da reconstrução do conhecimento e da realização de programas/projetos de ação social que tenham como horizonte a inclusão social e a formação cidadã), a UCB segue como uma universidade em permanente construção, uma constante 

oportunidade de futuro.