Em tempos de pandemia, saiba como ajudar os idosos

Período de isolamento social e Luiz Henrique Mandetta – ministro da Saúde – foi bem enfático: "Cuidem dos idosos".

Em tempos de pandemia, saiba como ajudar os idosos

08/JUN

A recomendação foi repetida à exaustão em 17 de março, dia em que foi anunciada a primeira morte por coronavírus no Brasil. 

De lá para cá, a instrução tem sido manter – especialmente – os idosos em isolamento. Por isso, instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) acabaram por suspender a visitação dos familiares e proibiram passeios diários.

Pois é, mas este público sente ainda mais falta do convívio em sociedade. Como fazer para reduzir a solidão e a ansiedade que idosos podem apresentar durante a quarentena?

Seja para os que estão em casa ou para quem está em instituições citadas, a situação, realmente, não é fácil. O tempo dessa parcela da população é diferente. E os fatos, as notícias os impactam com muito mais força.

Como ajudá-los?

Resposta: Desligue um pouco a televisão e recorra à tecnologia, às videochamadas!

Eis um recurso super eficiente para aplacar a sensação de agonia dos idosos, uma ferramenta útil para que saibam como vão todos na família.

É bem válido, ainda, que você – se possível – se prontifique a ajudar não só os idosos da sua família como, também, aqueles que não são seus parentes, mas precisam, igualmente, de auxílio. Seja para a compra de comida ou de remédios.

Que tal se organizar com os vizinhos para contribuir com o bem-estar do pessoal de mais idade?

Ouçamos todos, com bastante atenção, a instrução do ministro da Saúde, cuidemos dos nossos idosos!


[Fonte: G1 // Vida em Casa]