1º de maio: conheça a origem do Dia do Trabalho

Dia do Trabalho!

1º de maio: conheça a origem do Dia do Trabalho

01/MAI

Este dia 1º de maio é dedicado à luta dos trabalhadores que, no passado, reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência daquelas pessoas, hoje usufruímos de direitos e benefícios conquistados. 

Até meados do século XIX, os trabalhadores nem pensavam em exigir direitos trabalhistas para seus patrões, apenas trabalhavam. Tudo mudou a partir de 1886, quando aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, com o intuito de reivindicar a redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas diárias. Naquele mesmo dia teve início uma greve geral nos Estados Unidos.

No Brasil, o Dia do Trabalhador foi reconhecido apenas em 1925, por meio de um decreto assinado pelo então presidente Artur Bernardes.

Algum tempo depois, o presidente Getúlio Vargas instituiu a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), em 1º de maio de 1943, por meio do Decreto-Lei nº 5.452.

Durante o referido governo realizaram-se grandes manifestações compostas por música, desfiles e, em geral, pelo anúncio de alguma nova lei trabalhista.

O Dia do Trabalho é feriado nacional em diversas nações, entre elas, Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha e Argentina.


[Fonte: www.calendarr.com]