Dia do Esportista! Conheça a origem da comemoração do 19 de fevereiro no Brasil

Hoje, 19 de fevereiro, é Dia do Esportista, sabia?

Dia do Esportista! Conheça a origem da comemoração do 19 de fevereiro no Brasil

19/FEV

Você pratica esportes frequentemente?

Sim? Não?

A data de hoje se propõe, principalmente, a incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte como ferramenta de desenvolvimento para uma vida mais saudável.

Nada melhor do que um registro no calendário para nos lembrar de algo que todos os especialistas em saúde dizem (e repetem, sem cansar): dieta saudável acrescida de atividade física regular é a receita perfeita para a boa qualidade de vida.

Vale sublinhar que a prática de esporte contribui ainda – além do fortalecimento muscular – para que os indivíduos aprendam a trabalhar em equipe, fiquem mais concentrados, sejam mais pacientes e cooperativos. 

Para você saber de onde veio essa comemoração, nós vamos te contar que, originalmente, o Dia do Esportista foi criado a partir da Lei nº 8.672 (conhecida como Lei Zico), de 6 de Julho de 1993. No artigo 54 da norma constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista.

Pois é, mas a Lei nº 9.615 (de 24 de março de 1998) – conhecida popularmente por "Lei Pelé" ou "Lei do Passe Livre" – revogou a Lei Zico e estabeleceu o dia 23 de junho como o Dia do Desporto (mesma data do Dia Mundial do Desporto Olímpico).

Ótimo, mas você acha que esta segunda data “pegou”?

Claro que não!

A população manteve como válida a primeira data e é por isso que, até hoje, o 19 de fevereiro é comemorado como sendo o Dia do Esportista no Brasil.


[Fonte:  www.calendarr.com]